ASN RJ Atualização
Compartilhe

Empreendedoras do Médio Paraíba disputam etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Etapa vai selecionar até cinco candidatas por estado e no Distrito Federal, sendo uma vencedora em cada categoria
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios terá as vencedoras da Etapa Estadual conhecidas nesta segunda-feira (18/08), na sede do Sebrae Rio. Serão até cinco candidatas selecionadas por estado e no Distrito Federal, sendo uma vencedora em cada categoria. A região do Médio Paraíba será representada por duas empreendedoras: Raílly Campos e Eunice de Andrade Moreira.

Raílly atua em Volta Redonda, no segmento de saúde e bem-estar, como consultora de uma multinacional de suplementos alimentares. Ela concorre na categoria Microempreendedora Individual (MEI) e diz que a formalização teve papel decisivo na sua trajetória:

“Mais que o CNPJ, o MEI me deu a possibilidade de sonhar e criar asas para voar e crescer no meu ramo de trabalho.”

Consultora na área de saúde e bem-estar em Volta Redonda, Raílly Campos é uma das candidatas na categoria MEI

Já Eunice é dona da Pousada Rural Beija Flor, localizada na Serra do Matoso, na divisa entre Piraí e Rio Claro. Além da hotelaria, ela atua na agricultura, transformando os frutos do pomar da pousada em geleias, licores e doces caramelizados — 70% da produção é vendida para os próprios hóspedes. MEI desde 2014, Eunice destaca que a formalização e os cursos realizados com apoio do Sebrae ajudaram a impulsionar o negócio:

“Sinto orgulho por representar as mulheres da roça. Trabalho por necessidade e também por prazer, e quero mostrar que tudo que a natureza dá pode se transformar em frutos, renda.”

Além da hotelaria, a empreendedora Eunice fabrica e vende produtos feitos a partir do pomar de sua pousada

De acordo com Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba, para que essas mulheres empreendedoras chegassem a finalistas do prêmio, o apoio de parceiros foi fundamental.

“Em Piraí, a história começou a partir de um projeto do Sebrae com a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura. Já em Volta Redonda, o início do relacionamento se deu pelo interesse no Empretec e com consultorias gratuita financeira, que trouxe embasamento estratégico e em tomada de decisão para seu crescimento contínuo”, esclareceu.

Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios homenageia mulheres empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro e gestão estratégica, reconhecendo iniciativas de impacto social e econômico em suas regiões. Além de premiar, a ação busca inspirar outras mulheres a acreditarem no seu potencial e investirem em seus sonhos.

  • Empreendedorismo Feminino
  • Médio Paraíba
  • MEI
  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios