ASN RJ Atualização
Compartilhe

Empresas aumentam faturamento e competitividade em programa de encadeamento produtivo

Sebrae Rio e Serasa Experian concluem projeto
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Para orientar sobre indicadores financeiros, precificação, crédito e PIX, além de realizar capacitações, o Sebrae Rio e a Serasa Experian realizaram hoje (27), o encerramento do projeto de Encadeamento Produtivo, que contou com a participação de diversas micro e pequenas empresas. Após a conclusão do programa, essas MPE aumentaram o faturamento em 17% e a competitividade em 45%.

“Ao longo de 40 anos, precisamos ajustar nossa operação muitas vezes para continuar no mercado. A capacitação nos trouxe uma visão de como o financeiro é algo muito sensível dentro da empresa, além da importância da quantificação dos dados da empresa. Atualmente, nossas vendas por WhatsApp correspondem de 70 a 80%. Precisamos valorizar e entender como comunicar de forma ainda mais assertiva com esse público”, conta Graciete Endringer, farmacêutica e empreendedora participante do programa.

Ao todo, as micro e pequenas empresas tiveram 649 horas de consultoria in loco e 84 horas de instrutoria, por meio de atividades como palestras, consultorias e consultorias, principalmente na parte da educação financeira e conexão entre empresas.

“O nosso programa foi elaborado para fortalecer a gestão empresarial das empresas passando por temas como finanças, liderança, marketing, processos, planejamento. Por estarmos in loco, trabalhando as particularidades e os pontos que precisam ser melhorados e ter uma duração de um ano, essas micro e pequenas empresas participaram de um programa, onde saíram da caixinha e puderam olhar sua empresa de fora para melhorarem a sua gestão”, explica Andreia Lopes, coordenadora de Conexões Empresariais do Sebrae Rio.

  • Encadeamento Produtivo
  • pix
  • serasaexperian