ASN RJ
Compartilhe

Escola municipal transforma a educação em Volta Redonda

Com o apoio do Sebrae Rio, um diagnóstico detalhado direcionou a elaboração de um plano de ação alinhado à sua realidade
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

A campanha do Sebrae Rio “Do início ao sucesso” traduz, em histórias reais, como o apoio certo pode transformar ideias em resultados concretos. Um exemplo desse percurso é a trajetória da Escola Municipal João Hassis, no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, que encontrou na instituição um parceiro estratégico para impulsionar a inovação e fortalecer o vínculo com a comunidade escolar.

À frente da instituição, a diretora Gleides Regina de Oliveira da Costa viveu esse processo de perto ao aderir, em abril, ao Programa Agente Local de Inovação (ALI) na Educação Empreendedora. O convite chegou em um momento decisivo, quando a escola iniciava a implementação do ensino em tempo integral.

“Foi a oportunidade de olhar para a escola com mais profundidade, repensar práticas e buscar uma entrega ainda melhor para nossos alunos e para a comunidade”, afirma.

Com o apoio do Sebrae Rio, a escola realizou um diagnóstico detalhado que orientou a construção de um plano de ação alinhado à sua realidade e ao território onde está inserida. O ALI Educação tem como foco disseminar a cultura empreendedora no ambiente escolar, estimulando inovação, protagonismo e a conexão entre teoria e prática.

A partir desse processo, surgiram projetos como o Bairro Sustentável, o jardim sensorial e a horta escolar, além de atividades empreendedoras desenvolvidas por alunos de todas as séries, incluindo feiras, bazar solidário, produção de alimentos, brinquedos e apresentações culturais. As iniciativas integraram educação financeira, sustentabilidade e empreendedorismo de forma prática e colaborativa.

Um dos marcos dessa jornada foi a Feira Empreendedora, que mobilizou alunos, professores, famílias e moradores da região. Os recursos arrecadados viabilizaram, entre outras ações, a impressão de um livro autoral produzido pelos alunos do quinto ano, reforçando o protagonismo estudantil e a importância do planejamento e da execução.

“Com o Sebrae, conseguimos tirar ideias do papel. Projetos que já existiam passaram a acontecer de forma estruturada e com resultados que superaram nossas expectativas, fortalecendo a relação da escola com a comunidade”, destaca Gleides.

Assim como retratado no vídeo da campanha do Sebrae Rio, a história da Escola Municipal João Hassis mostra que toda transformação começa com um primeiro passo. “Do diagnóstico à execução, das ideias aos resultados, o Sebrae Rio caminha ao lado de quem empreende — também na educação — apoiando cada etapa dessa jornada que começa no início e chega ao sucesso”, afirma Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba.

  • Campanha do Início ao Sucesso
  • economia
  • Empreendedorismo
  • Médio Paraíba