O Sebrae realiza, na próxima quarta-feira, dia 23, a final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), consagrado como uma das maiores iniciativas do país de reconhecimento aos negócios liderados por mulheres. O Prêmio integra a programação da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que neste ano tem como tema o empreendedorismo feminino. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece, valoriza e divulga histórias de empreendedoras nas categorias de Microempreendedora Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios, que foram selecionadas em etapas estaduais, regionais e nacional.
Vencedora de duas etapas regionais: Rio e Sudeste, Silvana Louro, da Equal – Moda Inclusiva, concorre à categoria Pequenos Negócios. “Ano que vem, a empresa completa 10 anos. Participar dessa premiação, chegar à final, já é um presente por si só”, comenta a empresária, que além de produzir roupas para pessoas com deficiência, tem como premissa contratar equipes com profissionais com algum tipo de deficiência.
“A moda precisa ser inclusiva e tem que ser de dentro pra fora. Hoje, cerca de 90% da minha equipe – contratada em períodos sazonais – são de pessoas com deficiência”, conta Silvana.
“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem uma grande importância para o empreendedorismo feminino porque reconhecer essas histórias inspiradoras e reforça, cada vez mais, a potência que é a mulher empreendedora. Ter a Silvana Louro como uma finalista nacional é um orgulho para o Rio de Janeiro. Silvana é uma empresária forte, que pensa na inclusão, na diversidade, que é resiliente, encara as dificuldades e equilibra com maestria a vida pessoal e o negócio”, acrescenta a analista do Sebrae Rio, Renata Roqui, responsável pelo Sebrae Delas, projeto voltado ao Empreendedorismo Feminino.
Sobre a premiação
A programação terá início às 9h, com a apresentação da cantora Ella Fernandes e as boas-vindas com presidente do Sebrae, Carlos Melles. Na sequência, haverá o lançamento dos gibis da Turma da Mônica “Donas da Rua do Empreendedorismo”, em edição especial de parceria entre Sebrae e Maurício de Souza Produções. A série de quadrinhos mostra a trajetória de empreendedoras e as principais habilidades emocionais que elas precisam desenvolver para alcançar o sucesso. Além disso, os enredos incentivam a liderança feminina em setores como engenharia, ciência, tecnologia e inovação.
Às 11h, Luíza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza, conduzirá a palestra “Mulheres em rede transformam o mundo”, com perspectivas de tendências e inovações sobre políticas públicas e ações que fortaleçam o setor produtivo feminino. A partir das 12h, serão reveladas as vencedoras das três categorias do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Esta edição contou com mais de três mil participantes. Desde 2004, já foram 80 mil negócios liderados por mulheres integrando a iniciativa.
Empreendedorismo Feminino na SGE
O Empreendedorismo Feminino é um dos temas centrais da 15ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que é considerado o maior evento dedicado a quem empreende em mais de 180 países conectados ao redor do mundo. No Brasil, a SGE acontece entre 14 e 20 de novembro com expectativa de mobilizar todo o país com ampla programação durante o mês inteiro. Para participar, basta se cadastrar na página oficial da SGE no endereço eletrônico: www.empreendedorismo.org.br.