Comemorado no próximo sábado, dia 19, o Dia do Artesão traz uma reflexão sobre a profissão. Impactados pela pandemia, muitos artesãos que vendiam seus produtos em feiras e eventos se encontraram perdidos após o grande período em que não puderam expor. No entanto, para quem já utiliza a criatividade diariamente, essa foi mais uma oportunidade de reinvenção da arte. Muitos artesãos resolveram investir no digital.
-
Dados da 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, produzida pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontam que 84% dos artesãos empreendedores têm utilizado as redes sociais, aplicativos e internet como ferramenta de vendas, principalmente WhatsApp Business (83%), Instagram (67%) e Facebook (56%).
-
É o caso da Márcia Pires Cordeiro Dias, que em 2020 participou do projeto Artesanato, do físico ao Varejo Digital, do Sebrae Rio, e viu seu trabalho ganhar novos rumos. “Aprendi várias técnicas manuais no colegial. No início eu presenteava a família, mas em 2013 vi que o artesanato poderia ser uma oportunidade de renda extra. Me formalizei e comecei a trabalhar com o artesanato. Aprender a vender pela internet foi pra mim um divisor de águas. Foi um abrir de portas. Até então, vendia minhas peças apenas em feirinhas municipais e particulares. Após ingressar no digital passei a vender até para outros estados”, conta a artesã, especialista em mandalas, de Volta Redonda, no Médio Paraíba, que criou um site próprio, aumentou em 40% as vendas, e hoje tem no artesanato sua principal fonte de renda. “O artesanato pra mim é mais que uma fonte de renda, é também uma fonte de prazer e contentamento. É maravilhoso poder trabalhar com o que ama”, completou.
-
Rogéria Borges também participou do projeto em 2020 e viu sua vida mudar. Chegou a pensar em desistir do empreendimento na capital, mas após montar o Instagram da sua marca, a visibilidade e a venda dos produtos aumentaram. As consultorias de marketing digital ajudaram nesse processo e atualmente, é na internet que ela expõe suas peças exclusivas de patchwork (emenda de tecidos) e quilting (acolchoamento). “Hoje, com o advento das redes sociais, que passaram a divulgar muitos artesãos, os trabalhos artesanais estão cada vez mais valorizados! Isso dá um novo e verdadeiro valor as pessoas envolvidas com trabalhos manuais”, explica.
-
Novo edital – O Sebrae Rio está com edital aberto para o setor de artesanato e oferece 93% de subsídio. O edital está dividido em três trilhas, sendo: Trilha 1 – Artesanato Empreendedor – para artesão que possui um produto sem design autoral, não está inserido nas mídias digitais e necessita de aprimoramento na precificação; Trilha 2 – Artesanato Competitivo – para artesão que possui um produto com identidade cultural, mas necessita de aprimoramento das ferramentas de gestão e marketing digital; Trilha 3 – Artesanato Autoral – para artesão que possui um produto com identidade e design autoral, diferenciado com presença nas plataformas digitais e necessita de orientação para gerenciar o empreendimento. Os valores das trilhas, com o desconto oferecido pelo Sebrae Rio variam de R$ 50 a R$ 100. O empreendedor interessado deve fazer a inscrição até o dia 08 de abril, pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/artesanato.
-
“O Sebrae é uma das principais instituições de fomento ao artesanato. Entre as cadeias produtivas vocacionadas no Rio de Janeiro. O artesanato tem elevado potencial de ocupação e geração de renda, posicionando-se como um dos eixos estratégicos de valorização e desenvolvimento territorial. É nesse sentido que as trilhas de capacitação propostas no Edital buscam atuar: fortalecer os artesãos em seu comportamento empreendedor, gerando autonomia na gestão de seus negócios, proporcionando conhecimento para desenvolvimento de novos produtos, elevando, assim, o nível de qualidade e competitividade no mercado”, afirmou a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio, Carolyne Gomes.
-
CRAB – O CRAB Educativo realizará quatro oficinas de brinquedos sustentáveis com robótica neste sábado, em comemoração ao Dia do Artesão (19/03). É um convite ao público para entender o artesanato como uma atividade que dialoga com o presente e o futuro. A oficina transformará o participante em protagonista de um jogo: ao mesmo tempo em que ele brinca de ser artesão, utilizando materiais recicláveis para construir brinquedos, insere a tecnologia da robótica em suas criações, mostrando que a criatividade é uma ação humana, encontrada tanto no ofício do artesão quanto no de quem desenvolve a tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo link: Oficina de Brinquedos com Robótica – CRAB (sebrae.com.br).
-
