ASN RJ Atualização
Compartilhe

GNA e Sebrae Rio assinam contrato para capacitação de fornecedores locais

O programa Capacita Fornecedores prevê 18 meses de atividades visando aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas da cadeira de valor da GNA
Por Redação
ASN RJ Atualização
Compartilhe

A GNA – Gás Natural Açu e o Sebrae Rio realizaram na manhã de hoje, 5/7, cerimônia de assinatura de um convênio para lançamento de um programa que visa estimular o empreendedorismo da região Norte Fluminense.

O programa Capacita Fornecedores foi criado com o objetivo de capacitar e melhorar o desempenho de micro e pequenas empresas da cadeia de valor da GNA, a partir da adoção de práticas eficazes de gestão visando à melhoria de sua competitividade e sustentabilidade econômica e financeira.

No total, 70 pequenos negócios serão selecionados para participar do programa. Desses, 15 terão acompanhamento mais individualizado. O programa terá duração de 18 meses, intercalando encontros presenciais e on-line. GNA e Sebrae Rio subsidiam 90% da capacitação. As empresas participantes terão um investimento de R$ 1.691 (que podem ser parcelados em até 12 vezes de R$ 140,92). Os setores prioritários para participar do Capacita Fornecedores são alimentação, construção civil, confecção, hotelaria, tecnologia, serviços administrativos, ambientais e consultorias.

Convite para fornecedores locais – No próximo dia 12 de julho, às 17h, será a realizado um evento on-line aberto para apresentar aos pequenos empreendedores da região as vantagens e benefícios de participar do Programa, bem como metodologia e os critérios de seleção. Os interessados em participar do evento on-line já podem se inscrever aqui https://forms.office.com/r/4YMV3pCz0b. Saiba mais sobre o programa aqui: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/gna.

Participaram da cerimônia de assinatura o Diretor Ajunto de Operação e Manutenção, Julio Marcante, Renato Regazzi, Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae, o Gerente de Suprimentos da GNA, Eduardo Lunau, o Coordenador Regional do Sebrae Rio, Guilherme Reche, a Gerente de Responsabilidade Social da GNA, Ana Weisz, o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de São João da Barra Marcelino Souza, o Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Campos dos Goytacazes, Felipe Knust, o Secretário Petróleo e Gás Campos, Marcelo Neves, o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, Edvar Junior, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos Leonardo Abreu, o Conselheiro da Firjan Norte Fluminense Lucas VIeria, dentre outros representantes da GNA, Sebrae Rio e autoridades de São João da Barra e Campos.

“Em todas as nossas atividades, assumimos o compromisso com o respeito às pessoas, ao meio ambiente e o apoio ao desenvolvimento local. Este programa em parceria com o Sebrae está em consonância com essa diretriz, buscando o desenvolvimento de empresas locais que fazem parte da cadeia de valor da GNA”, afirma Julio Marcante, diretor-adjunto de Operação e Manutenção da GNA.

“Essas parcerias são necessárias no ambiente empresarial. O encadeamento produtivo promove a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo, sustentáveis e mutuamente atraentes. As empresas participantes vão adotar práticas eficazes de gestão e adequação aos requisitos de fornecimento de uma grande empresa”, destaca Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

Após a assinatura do contrato, os participantes visitaram a UTE GNA I, primeira usina a gás natural da GNA, que entrou em operação comercial em setembro do ano passado.

Sobre a GNA – A GNA é uma joint venture formada pela bp, Siemens, SPIC Brasil e pela Prumo Logística dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de gás natural e energia. Instalada no Porto do Açu, a GNA está construindo o maior Parque Termelétrico a Gás Natural da América Latina, composto pela UTE GNA I (em operação) e a UTE GNA II (em obras). Para abastecer as usinas, a GNA construiu um Terminal para a movimentação de Gás Natural Liquefeito (GNL), onde está atracada a FSRU BW Magna, embarcação com capacidade para armazenar e regaseificar até 28 milhões de m³/dia. Juntas, as duas térmicas irão gerar 3 GW, energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Os projetos contam com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sobre o Sebrae Rio – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro.

  • capacitafornecedores
  • gna
  • parceria