Na noite desta quarta-feira (14), o Sebrae anunciou os grandes vencedores do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Na etapa nacional, o Rio de Janeiro concorreu na categoria Vídeo e foi o grande vencedor. A reportagem campeã é do Globo Repórter, da TV Globo (RJ), que apresentou o poder transformador da Economia Solidária, destacando-se entre 345 trabalhos inscritos. A equipe envolvida no programa foi representada na cerimônia por Laura Nonohay. A cerimônia foi realizada em Brasília, no CCBB.
“Como jornalistas queremos contar histórias e inspirar as pessoas. Acho incrível esse reconhecimento porque fortalece e enaltece pautas positivas. Foi um trabalho construído com muito amor e dedicação. São histórias tocantes, transformadoras, e muitas vezes, de uma realidade tão difícil. Vim receber em nome de toda a equipe e sei que todos estão muito felizes”, conta Laura Nonohay, editora da TV Globo.
Os grandes vencedores foram escolhidos entre mais de mil trabalhos inscritos com representantes de todo o país. Na etapa nacional, 15 estados das cinco regiões, foram representados entre os finalistas. Além da categoria vídeo, os vencedores das demais categorias foram conhecidos.
Áudio – “Empreender para Viver”, produzido pela equipe da Record TV Minas (MG), produzido por Ana Paula Pedrosa, Pablo Nascimento e Kivo Viveiros.
Foto – “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”, produzidas pelo fotógrafo Marcos Maluf e publicadas no portal de notícias Campo Grande News.
Texto – “Moedas sociais impulsionam empreendedorismo em bairros periféricos”, de Giodanna Neves e Shagaly Ferreira, do Estado de S. Paulo (SP).
Vídeo – Globo Repórter, da TV Globo (RJ), com o poder transformador da Economia Solidária. Laura Nonohay representou a equipe.
Jornalista Revelação – A reportagem da jornalista Daniela Milena Cecconm, da NDTV Record TV, ficou em primeiro lugar ao contar como o Centro de Triagem da Associação Pró-Crep, na região sul de Palhoça, em Santa Catarina, tem gerado renda para famílias que atuam com reciclagem.
Jornalista Empreendedor – O primeiro lugar foi para Ronaldo Matos e Evelyn Vilhena, pela reportagem “Geradora de energia solar quer combater crise climática e econômica nas periferias de São Paulo”, produzida para o veículo independente “Desenrola e Não me Enrola (SP)”.
Jornalista Influenciador Digital – “O Brasil que dá certo”, a jornalista Maria Prata conquistou o primeiro lugar em Jornalista Influenciador.
Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo – “Empreender para Viver”, produzido pela equipe da Record TV Minas (MG), produzido por Ana Paula Pedrosa, Pablo Nascimento e Kivo Viveiros.
Jornalista Parceiro do Empreendedor – A jornalista Lu Aiko, do Valor Econômico, foi a grande homenageada pelo Sebrae.