Valorizar a diversidade e ampliar as oportunidades de geração de renda para a população LGBTI+. Com esses objetivos, no último fim de semana, o Sebrae Rio e a Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria da Diversidade Sexual, promoveram a terceira edição do Mercado Mundo LGBTI+, que ocorreu nos Arcos da Lapa.
“É a segunda vez que participo do Mercado LGTB+. Em relação ao ano anterior, venho mais experiente, já que entendi que preciso direcionar o produto que quero vender. É um aprendizado constante essa interação com o público, além do networking, aproveito para fazer uma pesquisa de mercado”, conta Raquel Bandeira, empreendedora Ateliê Bandeira Doces Finos e Chocolates.
Nos dois dias circularam no evento gratuito cerca de 2 mil pessoas. A feira contou com 40 expositores participantes de projetos pelas instituições. Produtos de segmentos como artesanato, moda, decoração, gastronomia, vestuário e acessórios foram comercializados. Os empreendedores selecionados tiveram um aumento de 15% de vendas, em comparação com o fim de semana anterior.
“Muitas vezes marginalizados, o empreendedorismo é uma forma de sustento à comunidade LGBT+. A ideia do evento é oferecer oportunidade e divulgar seus produtos de qualidade para um público, que muitas vezes desconhece”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

Transcender
Programa do Sebrae Rio, voltado à comunidade de LGBT+, com duração de sete meses e mais de 54 horas de capacitações e consultorias. Dentro do projeto, os empreendedores recebem diversas orientações sobre os mais variados conteúdos de gestão de negócios.