O Sebrae Rio começou uma série encontros com os prefeitos eleitos para a administração 2021/2024. O objetivo é apresentar soluções de apoio às iniciativas destinadas à melhoria do ambiente de negócios. Na manhã desta terça (9 de março) foi a vez dos municípios da Região Norte serem apresentados ao portfólio do Sebrae Rio. Estiveram presentes os municípios de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. Os demais municípios participarão em uma outra data, uma vez que houve uma agenda concomitante na região.
A abertura do encontro contou com a presença do diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Júlio Cezar Rezende, que, ao dar boas-vindas, reforçou que a instituição, a partir de uma agenda destinada aos pequenos negócios, está à disposição dos municípios com ferramentas para apoiar o desenvolvimento local das cidades.
Durante o encontro, houve a apresentação do papel do Sebrae no Estado do Rio de Janeiro e das ações para o desenvolvimento local e sustentável a partir dos pequenos negócios, além das linhas de orientações estratégicas de desenvolvimento territorial e a melhoria do ambiente de negócios. Também destacaram a urgência da necessidade da retomada econômica em função da pandemia e dos seus respectivos desdobramentos. Neste sentido, para apoiar essa iniciativa, a Gerência de Políticas Públicas da instituição apresentou o painel regional de indicadores que podem ajudar nas análises dos municípios em relação às regiões.
Na ocasião, o assessor da diretoria Julio Cesar Monteiro Reche, afirmou que a parceria com as prefeituras é muito importante para o Sebrae Rio. “Sem os municípios dificilmente poderíamos avançar com ações estratégicas locais”.
Destaque ainda para o papel do agente de desenvolvimento, da Sala do Empreendedor, da desburocratização dos processos, da implementação do Serviço de Inspeção Municipal, da compra da agricultura familiar para a alimentação escolar, das compras governamentais com tratamento favorecido às micro e pequenas empresas, entre outros temas estratégicos para os municípios.
Gilberto Reis, coordenador do escritório do Sebrae na Região Norte destaca que: “O encontro foi uma excelente oportunidade para apresentar as possibilidades de atuação das Prefeituras em parceria com o Sebrae Rio”. Gilberto ainda ressaltou que: “Em tempos de pandemia e crise econômica o poder público sofre assim como os negócios locais. Trabalhar em estreita sintonia para a melhoria do ambiente de negócios é uma alternativa para minimizar os problemas enfrentados por ambas as partes”.
