ASN RJ
Compartilhe

Pesquisa vai mapear comportamento de consumo da Região Leste de Barra Mansa

Iniciativa é da prefeitura, ACIAP-BM e Sebrae Rio e visa traçar novas ações de desenvolvimento no local
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Entender os produtos e serviços, a qualidade do atendimento e o comportamento do consumidor da Região Leste. Esse é o objetivo da pesquisa mercadológica que teve início essa semana e vai até o dia 20 de dezembro. Desenvolvida pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e Sebrae Rio, a pesquisa vai proporcionar o direcionamento de ações de melhoria do comércio nesta área do município.

Composta por aproximadamente 30 bairros, a Região Leste conta, atualmente, com cerca de 40 mil habitantes, que consomem dentro e fora dos bairros. A ideia é desenvolver duas pesquisas: uma com foco nos estabelecimentos comerciais existentes na região e outra com foco nos consumidores.

O trabalho visa identificar o que influencia o consumidor das empresas da Região Leste na sua decisão de compra, o grau de satisfação com o comércio local e também levantar informações relativas ao atendimento, diversificação de produtos e formatos de negócios que estão presentes na região.

“A ideia da pesquisa é fazer um levantamento do perfil sociocultural dos residentes/consumidores da Região Leste de Barra Mansa. Tem a intenção de conhecer os interesses do público, bairro de origem, onde são realizadas suas compras ou contratação de serviços, se no local onde residem ou trabalham e ainda em outras cidades. Tudo isso com a finalidade de levar uma visão estratégica do que pode ser feito para o desenvolvimento dessa importante região de Barra Mansa”, explicou Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba.

“Nós, da ACIAP-BM, trabalhamos em prol do desenvolvimento da economia local e acreditamos que a Região Leste tem esse potencial de proporcionar que as pessoas morem, trabalhem e consumam ali mesmo. A Associação Comercial, inclusive, inaugurou esse ano uma unidade no bairro Nove de Abril, a fim de ficar mais próxima e auxiliar nesse processo de desenvolvimento. Essa pesquisa vai nos dar um norte nas ações que podemos realizar e é muito importante que a população local e os empresários participem”, afirmou o presidente da entidade, Matheus Gattás.

A Prefeitura de Barra Mansa e a ACIAP-BM pretendem com esse trabalho buscar informações estratégicas sobre as empresas e os consumidores locais para assim poder estimular a abertura de novas empresas e a melhoria dos serviços na região.

“O comércio é um dos pontos fortes da economia de Barra Mansa e queremos, com essa ação, obter dados concretos e atuais para mostrar aos empresários as vantagens de investir ali e, com isso, proporcionar também à população desses 30 bairros um comércio mais variado e com melhores condições de atendimento aos seus consumidores”, ressaltou Bruno Paciello, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

  • Barra Mansa
  • Médio Paraíba
  • parceria
  • pesquisa