ASN RJ
Compartilhe

Programa Brasil Mais entra no segundo ciclo de capacitações gratuitas na Baixada Fluminense

Inscrições estão abertas e a nova etapa começa no dia 28 de junho
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O programa Brasil Mais entra em uma nova fase. As inscrições para o segundo ciclo já estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais). Nesta etapa, que terá início no dia 28 de junho, o Sebrae Rio capacitará 750 micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, com consultorias 100% gratuitas presenciais e on-line.

-

O programa terá duração de quatro meses e a meta é elevar a produtividade das empresas, por meio do aumento do faturamento e da redução de custo. No primeiro ciclo foram atendidas 600 empresas. Até o fim de 2022, a meta é atender 3,3 mil pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro.

-

O programa se baseia em quatro pilares: problema, solução, implantação e avaliação. Para Ana Lucia Lima, gerente de Projetos do Sebrae Rio, a proposta do Brasil Mais é promover o crescimento das empresas e gerar oportunidades de empregos. “No primeiro trimestre, as micro e pequenas empresas do estado contrataram mais de 28 mil funcionários. Esse projeto faz a diferença na produtividade dos pequenos negócios, com resolução de problemas, aumento da capacidade das empresas e aprimorando os processos internos das empresas”.

-

Para quem empreende, os desafios são muitos. Por conta da pandemia, a fundadora da empresa Bijuterias Acessórios e Aviamentos, Mônica Andrade, estava prestes a fechar a empresa antes de entrar no programa. “Ao longo dos meses, o projeto apresentou caminhos que nunca tinha visualizado. Fomos lançando ações com prazos de início e término. Com este plano em mãos, consegui finalizar algumas ações muito antes do prazo pré-fixado e passei a analisar com exatidão todo o histórico de minha empresa. Assim, dia após dia, fui impactada com as metas sendo lançadas e os resultados atingidos”.

-

Esses desafios e as soluções encontradas mostram a força do empreendedor. É o que conta Clarissa Ribeiro, estudante de engenharia de produção e que representa a empresa Serralheria e Vidraçaria WE, que precisava organizar o fluxo de trabalho. “Minhas principais dúvidas eram sobre o controle financeiro, pois apesar de vender bastante, não tínhamos sequer o cálculo do lucro líquido. Depois disso, a maior dificuldade eram os prazos, preços e organização do material. Passamos a fazer promoções em alguns dias da semana, publicações em redes sociais, criação de portfólio da loja e aprendi a colocar tudo nas planilhas. Aos poucos as coisas vão se ajeitando”.

-

Com esse novo reposicionamento, as empresas começam a planejar novos voos. O empresário Marcelo Barreto, da empresa M. Barreto Posto de Molas, explica como o Brasil Mais contribuiu para as novas metas do estabelecimento. “O programa está nos auxiliando de forma substancial nos projetos e mudanças na qual a empresa vem realizando nos últimos meses como: avaliação e reestruturação dos indicadores de resultados, mudanças estruturais que estavam sendo implementadas. Conseguimos alterar nossos processos buscando sempre a inovação. Também desenvolvemos ações e estruturação de uma gestão eficiente, tendo como objetivo o aumento da produtividade e diminuição dos custos de operação, por meio das melhores práticas, responsabilidade corporativa e de compliance. Com essa metodologia conseguimos manter nosso quadro de funcionários e gerar novas oportunidades de trabalho e renda”.

-

Brasil Mais – Coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo SENAI e Sebrae, o Brasil Mais oferece a empresas soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar a gestão, adotar tecnologias digitais, inovar processos e reduzir desperdícios. As inscrições são 100% gratuitas e realizadas apenas pela internet no link https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais.

-

A participação no programa também é gratuita. O empreendedor vai acessar o site, realizar a sua inscrição para que as empresas tenham um primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o agente de inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão. Com o apoio do empreendedor, o agente criará um plano de ação com soluções oferecidas pelo Sebrae, tanto na área de consultoria gerencial quanto na área de gestão e inovação.

-

-

-