O programa Brasil Mais entra em uma nova fase. As inscrições para o segundo ciclo já estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais). Nesta etapa, que terá início no dia 28 de junho, o Sebrae Rio capacitará 750 micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, com consultorias 100% gratuitas presenciais e on-line.
-
O programa terá duração de quatro meses e a meta é elevar a produtividade das empresas, por meio do aumento do faturamento e da redução de custo. No primeiro ciclo foram atendidas 600 empresas. Até o fim de 2022, a meta é atender 3,3 mil pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro.
-
O programa se baseia em quatro pilares: problema, solução, implantação e avaliação. Para Ana Claudia Melo, coordenadora do escritório do Sebrae Rio nas Região dos Lagos, a proposta do Brasil Mais é promover o crescimento das empresas e gerar oportunidades de empregos. “Essa é uma oportunidade para ampliar conhecimentos e melhorar o processo de gestão da empresa. O agente de inovação fará uma avaliação da empresa e junto com o empreendedor encontrarão soluções, de baixo custo e de alto impacto. Os pequenos negócios são vitais para a recuperação da economia. Os empreendedores precisam entender os novos hábitos dos consumidores. O programa Brasil Mais veio para fortalecer os empresários das micro e pequenas empresas”.
-
Para quem empreende, os desafios são muitos. A sócia-proprietária do Azaí Biquinis, Vanessa Prieto, garante que as orientações do programa aliadas ao trabalho dos empreendedores serão fundamentais para o sucesso de cada empresa. “Os encontros sempre superam minhas expectativas e procuro estudar cada vez mais. Tínhamos um gargalo com o marketing. Todos os encontros trazem orientações que consigo implantar com facilidade na minha empresa. Ainda não fechamos o ciclo e consegui vários avanços na minha operação”.
-
Esses desafios e as soluções encontradas mostram a força do empreendedor. Por terem formações distintas, quando uma pessoa resolve empreender, ela precisa ter diferentes conhecimentos e aplicar as soluções que atendam sua empresa. É o que conta Cleber Lopes, CEO da HG, explica que o programa ajuda a detectar problemas e solucioná-los de forma eficiente. “Uma das dificuldades que nós tínhamos era com relação a maturidade da equipe. Só que com o passar do programa, fomos detectando outras situações e um deles é que éramos muito lentos para quem trabalhava com inovação. O trabalho que nós desempenhamos é muito voltado para dados, inteligência de negócios, e vimos que o nosso principal mercado não era a região, mas o estado de São Paulo. Implementando tudo aquilo que nós aprendemos, partimos para um tipo de trabalho mais assertivo com aquilo que é a nossa proposta, o nosso DNA. Com isso, estamos colhendo resultados fantásticos, uma vez que entender o problema, modelar uma solução, nos capacitou para sermos mais competitivos”.
-
Brasil Mais – Coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo SENAI e Sebrae, o Brasil Mais oferece a empresas soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar a gestão, adotar tecnologias digitais, inovar processos e reduzir desperdícios. As inscrições são 100% gratuitas e realizadas apenas pela internet no link https://conteudos.rj.sebrae.com.br/lp-captura-brasil-mais.
-
A participação no programa também é gratuita. O empreendedor vai acessar o site, realizar a sua inscrição para que as empresas tenham um primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o agente de inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão. Com o apoio do empreendedor, o agente criará um plano de ação com soluções oferecidas pelo Sebrae, tanto na área de consultoria gerencial quanto na área de gestão e inovação.
-
