ASN RJ
Compartilhe

Que Mestre É Esse? é inaugurada no CRAB com 190 obras de grandes artesãos do país

Cerimônia de abertura da mostra contou com a presença da secretária de Cultura do Estado do RJ, de diretores do Sebrae, personalidades, artistas plásticos e colecionadores
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Cerca de 200 convidados percorreram ontem (23/01) as nove salas do primeiro pavimento do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, para conhecer a exposição Que Mestre É Esse?. O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, agradeceu a todos os presentes e aos mestres artesãos brasileiros, por suas belas obras expostas.

Malta chamou ao palco o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de São Paulo, Tirso Meirelles, para explicar a parceria que se iniciou entre os Sebraes dos dois estados. “São Paulo está implantando um Centro de Referência como o nosso, mas voltado para a Economia Criativa, o que vai abrir uma infinidade de novas oportunidades para empreendedores. E estamos ajudando eles lá com base na nossa experiência no CRAB”, disse Sergio Malta.

Tirso Meirelles agradeceu o convite, relembrou suas afinidades corporativas com o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga Neto – “ambos viemos do agronegócio e agora estamos no setor do fomento às pequenas e médias empresas” – e celebrou a parceria: “Para fortalecer a Economia Criativa de nossos estados e as raízes do artesanato temos que expandir o empreendedorismo”, disse. “Agradeço a presença de Tirso e espero que Rio e São Paulo se fortaleçam. Aqui não tem rixa. Estamos juntos nessa caminhada”, afirmou Alvarenga.

O diretor-gerente do CRAB, Rony Oliveira, anfitrião da cerimônia de inauguração da exposição Que Mestre É Esse?, celebrou a nova mostra: “São 190 peças de 62 reconhecidos mestres artesãos do Brasil. Esta exposição marca uma nova era, uma virada no CRAB. Há um espaço inédito aqui, uma sala dedicada especialmente à pintura de importantes artistas populares, como Poteiro, Heitor dos Prazeres, Cardosinho, Paulo Pedro Leal e Júlio Martins. O visitante será guiado ainda por textos de Giberto Freyre e Mário de Andrade, e por belíssimas canções de grandes mestres da nossa Música Popular Brasileira. O CRAB quer ser esse caldeirão de cultura brasileira. É uma mostra do sentimento e da exuberância da arte popular”, explicou Rony Oliveira.

Também estiveram presentes na inauguração da mostra Que Mestre É Esse? a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar Rezende de Freitas, conselheiros do Sebrae Rio e o presidente do Comitê Organizador do 27º Congresso Mundial de Arquitetura UIA2020RIO, Sérgio Magalhães, além de delegados estrangeiros e organizadores do congresso.

A exposição

Com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza, que também assina o projeto cenográfico, Que Mestre É Esse? é um retrato vigoroso do artesanato brasileiro. Entre os destaques da exposição estão as obras do sergipano Véio, do escultor Nino (CE); Mestre Didi (BA); mestre Salustiano das rabecas (PE), de criadores de cadeiras a partir da escola formada por Seu Fernando, da Ilha do Ferro (AL), assim como os pássaros de Mestre Cunha (PE) e as máscaras de Ciça (CE).

As peças em exposição foram criadas a partir de madeira, cerâmica, barro, folha-de-Flandres, fibras vegetais e conchas. O visitante será guiado e inspirado por textos de Gilberto Freyre e Mário de Andrade, mestres do pensamento que, há quase um século, reconheceram a arte popular como uma característica forte da cultura brasileira. Seus textos vão se misturar a canções de mestres da Música Popular Brasileira, como Cartola, Tom Jobim, Noel Rosa, Naná Vasconcelos, entre outros.

Sobre o CRAB

Composto por três prédios históricos do século XVIII, o espaço cultural do Sebrae Rio convive internamente com uma estrutura moderna e sofisticada. Esse complexo está tombado pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. O espaço cultural do Sebrae Rio está aberto ao público de terça a sábado, de 10h às 17h. A entrada é gratuita. Praça Tiradentes 69, Centro (tel 3380-1850).

-