O queijo Sapucaia-Puri ganhou medalha super ouro e foi considerado o melhor queijo do Rio de Janeiro durante o 1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais, que reuniu queijarias artesanais dos quatro estados do Sudeste (SP, MG, RJ e ES). A premiação ocorreu no 5º Festival do Queijo de Cunha, que aconteceu em São Paulo neste fim de semana, entre 29 e 31 de agosto. A queijaria Capril do Lago é de Valença e participou do evento com o apoio do Sebrae Rio.
Ao todo, doze queijarias das cidades fluminenses de Valença, Rio das Flores e Piraí foram inscritas, representando um marco para o fortalecimento da produção artesanal no estado do Rio de Janeiro. “O apoio do Sebrae Rio foi essencial para que os produtores fluminenses alcancem novos mercados e tenhamos reconhecimento nacional. O Festival do Queijo de Cunha é uma vitrine estratégica para valorizar a tradição e a inovação dos nossos queijeiros, mostrando a força do interior do estado”, afirmou o produtor Fabricio Vieira, vencedor do prêmio.
De acordo com Daniel Santa Cruz, coordenador de Agronegócio do Sebrae Rio, o evento é referência no setor, fortalece o comércio local e amplia a visibilidade de queijarias premiadas.
“Neste ano, o Sebrae Rio teve papel fundamental ao apoiar a participação dos produtores de Valença, Rio das Flores e Piraí no concurso do festival”.
“O festival não apenas promoveu a troca de experiências entre produtores de diferentes regiões, mas também abriu oportunidades de negócios e ampliou o alcance da gastronomia artesanal fluminense. O Sebrae Rio reforça, assim, seu compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e com o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba.