Tomar café, vinho, comer queijo depois de conhecer de perto como eles são produzidos ou fazer trilhas pela Mata Atlântica, passando por ruínas de moinhos, lagos, jardim de ervas curativas e até corredores de palmeiras cheias de pitayas. Estas são algumas das experiências que fazem parte do “Caminho dos Quintais”, um roteiro com oito pontos turísticos junto à estrada RJ-121, que liga duas cidades históricas do Vale do Café: Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, distrito de Sacra Família do Tinguá.
A rota foi criada a partir de um projeto do Sebrae Rio envolvendo empreendedores locais, que participaram de oficinas, palestras e consultorias individualizadas.
“Temos no Caminho dos Quintais o resultado de um trabalho muito importante de fortalecimento desse destino de turismo e da economia local, combinando saberes tradicionais, cultura, preservação ambiental e gastronomia”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
São oito atrativos: Café da Chácara Modelo, Bistrô Casa do Lago, Vale Zirá, Hotel Fazenda Upã Moña e fazendas das Palmeiras e Moinho Velho, em Vassouras; o jardim cultural e ambiental Uaná Etê e o Instituto Amigos do Tinguá, em Engenheiro Paulo de Frontin. O roteiro inclui ainda a agência de receptivo Mundo Woods, que proporciona experiências gastronômicas, culturais, de turismo rural e ecológico pelo Vale do Café.
O projeto conta com a parceria da Embratur e secretarias de Turismo do Estado do Rio e dos municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, além do Convention Bureau do Vale do Café. O roteiro completo pode ser conferido no link Experimente o Rio – Caminho dos Quintais.