ASN RJ
Compartilhe

São José do Vale do Rio Preto priorizará agenda para o pequeno negócio

Prefeito Gilberto Martins Esteves participa de encontro com equipe do Sebrae Rio
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O primeiro encontro do Sebrae Rio com os prefeitos eleitos para a administração 2021/2024 foi realizado, no dia 25 de fevereiro, com o prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Martins Esteves. A iniciativa visa apresentar o portfólio de soluções de apoio às iniciativas destinadas à melhoria do ambiente de negócios fluminense. Favorável à atuação da instituição no território, Gilberto Esteves se comprometeu a avançar em quesitos que o município ainda não atende integralmente, como a adequação à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o desenvolvimento de ações relacionadas ao tema compras públicas.

A reunião contou também com as presenças de Marcelo Bágio, vice-prefeito; Cláudia Pacheco, coordenadora do Sebrae na Região Serrana II; Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, e dos secretários municipais.

“Agora será possível destacar a relevância dos assuntos a serem trabalhados na agenda local e avançar em cada eixo ao longo do ano. Dentre as temáticas priorizadas estão a implantação do Sistema de Inspeção Municipal, o interesse no desenvolvimento de ações para ampliação da compra da agricultura familiar na alimentação escolar, o trabalho com a vigilância sanitária e o desenvolvimento e formação dos líderes públicos”, afirmou a coordenadora Cláudia Pacheco.

Um dos gargalos, por exemplo, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, é importante para que os empreendimentos que produzem produtos de origem animal no município, como ovos, leites e derivados, tenham o registro sanitário e possam comercializar seus produtos sem serem apreendidos.

Na ocasião, os secretários ainda demonstraram preocupação com a competitividade e desenvolvimentos dos negócios avícolas no município em função, dentre outros motivos, dos melhores incentivos fiscais obtidos pelo setor em outros estados e pediram apoio ao Sebrae Rio para tratar da situação junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. O gerente Tito Ryff informou que levará a demanda para ser objeto de discussão no Fórum de Desenvolvimento da Alerj.

O próximo encontro será com a prefeitura de Petrópolis, hoje às 14h, e com a de Teresópolis, na primeira semana de março.

-