O município de Valença, na região do Médio Paraíba, é considerado o principal polo leiteiro do Estado do Rio de Janeiro. Tem uma atividade queijeira que remonta ao início século XIX. Atualmente, são produzidas mais de 200 receitas preparadas por artesãos locais, com aromas, densidades e estruturas específicas que o queijo artesanal exige.
Todo esse trabalho merece a certificação do Selo ARTE – regulamentado pelo Decreto nº 11.099/2022, estabelecendo normas para a identificação e comercialização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal, conforme legislação do governo federal. O Selo permite ainda que os produtores artesanais comercializem em todo o país, aumentando a visibilidade e o valor do produto e garante ao consumidor que o queijo é artesanal, tem qualidade e tradição.
O Sebrae forneceu consultoria para análise de 16 tipos de queijo artesanal produzidos por quatro famílias da região. entre os dias 12 e 15 de maio. Ao final, será elaborado um dossiê para ser encaminhado ao Ministério da Agricultura, órgão que emite o Selo Arte.
Esse é um apoio institucional do Sebrae em conjunto com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Prefeitura de Valença.
A obtenção do Selo Arte para queijos em Valença será um evento histórico para o estado do Rio de Janeiro. Atualmente, há muito pouco produto certificado como artesanal no estado. Esperamos que esse processo em Valença se torne um modelo a ser replicado em outras regiões do estado”, destacou Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae no Médio Paraíba.
O Selo Arte será importante para valorizar a identidade e a alta qualidade dos queijos locais, muitos dos quais são autorais e carregam uma forte ligação com a história e o território; oferecer diferenciação significativa no mercado, indo além da certificação sanitária obrigatória; e representar um marco histórico para o estado do Rio de Janeiro, possivelmente servindo de modelo para a certificação artesanal em outras regiões.
-