ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio destaca a trajetória da Farma Débora e a virada com o Empretec

Empresa familiar fundada em 1984 cresceu com foco em qualidade, inovação, visão de futuro e hoje tem quatro lojas e novas frentes de negócio em saúde
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Sebrae Rio destaca a trajetória da Farma Débora, empresa familiar fundada em 1984, em Teresópolis, que se consolidou como um negócio de referência no setor ao unir tradição, aprendizado e gestão estratégica. Após atravessar um período de instabilidade e reestruturação, a empresa registrou um crescimento superior a 1.000% na última década e hoje tem quatro lojas no estado do Rio de Janeiro, além de novas frentes de negócio conectadas à área de saúde.

A história do empreendimento começou como Farmácia Natural de Teresópolis, criada pelos avós Humberto e Ephygenia, em 1984, inicialmente como uma farmácia dedicada à homeopatia para atender uma demanda local em um período em que a cidade não contava com esse tipo de serviço. Ao longo dos anos, o negócio passou por mudanças estruturais, ampliou a atuação para a manipulação e se consolidou como referência na região.

Fachada da antiga Farmácia Natural de Teresópolis

O atual gestor, Humberto Paes, representa a terceira geração e iniciou sua trajetória na empresa ainda jovem, passando por diferentes setores e conhecendo de perto a operação. Após assumir a gestão, enfrentou um período de crise, que resultou na quebra do negócio, mas também se tornou um marco decisivo para a transformação da empresa. A farmácia passou a se chamar Pharmácia Dra. Débora, em homenagem à mãe do empresário, e hoje, como Farma Débora, carrega como propósito manter vivo o nome dela, ampliando a atuação da marca com foco em qualidade, tecnologia e inovação.

“O Empretec foi o que me fez despertar de verdade para o empreendedorismo. Foi ali que mudei minha mentalidade e entendi que, se eu quisesse crescer, precisava buscar informação e me preparar”, afirma Humberto, gestor da Farma Débora.

A partir desse ponto de virada, o empresário intensificou a participação em treinamentos e capacitações do Sebrae, fortalecendo a gestão e o posicionamento da empresa no mercado. Mais recentemente, a Farma Débora também utilizou o Sebraetec, com foco na temática de qualidade, reforçando o compromisso com melhoria de processos e evolução contínua.

“A história da Farma Débora mostra como o empreendedor que investe em capacitação consegue tomar decisões mais estratégicas e construir crescimento com consistência. Quando o empresário se prepara, ele fortalece o próprio negócio e movimenta a economia do território onde está inserido”, destaca Cristina Andriolo, analista do Sebrae Rio.

Com uma estratégia voltada à expansão sustentável, a Farma Débora abriu mais uma filial no estado do Rio de Janeiro no ano passado, totalizando quatro lojas. Além da operação física, o negócio vem estruturando outras frentes no universo da saúde e da educação, com foco em ampliar alcance, fortalecer relacionamento com o cliente e compartilhar conhecimento com profissionais do setor.

O empreendedorismo é uma força decisiva para o desenvolvimento econômico do estado. Mais de 2 milhões de pequenos negócios estão localizados no Estado do Rio de Janeiro. Na Região Serrana, são 122,5 mil pequenos negócios, sendo MEI (74,1 mil), microempresa (43,1 mil) e empresa de pequeno porte (5,2 mil). Esses empreendimentos estão distribuídos por setores como serviços (42,88%), comércio (27,05%), indústria (22,65%), economia criativa (4,18%), turismo (2,72%) e agropecuária (0,52%).

A trajetória da Farma Débora reforça que crescimento consistente é resultado de reestruturação, qualificação e visão de futuro, especialmente em mercados que exigem padrão, confiança e evolução constante.

  • Campanha do Início ao Sucesso
  • Empretec
  • Região Serrana
  • teresopolis