ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio e Prefeitura de Cabo Frio iniciam formação para 5 mil ambulantes

Programa atenderá 2.400 empreendedores ainda este ano
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Para fortalecer a economia local e promover um atendimento mais seguro e profissional à população, o Sebrae Rio, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, iniciou hoje (27/10) um programa de capacitação de ambulantes da cidade. A iniciativa vai atender 5 mil empreendedores até 2026, sendo 2.400 já neste ano de 2025, com 120 turmas de 40 participantes na primeira etapa.

O programa faz parte do plano municipal de ordenamento e qualificação dos trabalhadores. Os treinamentos acontecerão em duas etapas neste ano: de 27 de outubro a 7 de novembro, em quatro salas simultâneas, e de 10 a 27 de novembro, em duas salas.

Durante o processo formativo, os participantes terão acesso a oficinas sobre hospitalidade, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, temas essenciais para aprimorar a atuação dos ambulantes e incentivar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios locais.

A abertura do programa contou com a presença do prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, do secretário de Segurança e Ordem Pública, Coronel Leandro dos Santos Carvalho, do secretário de Turismo, Davi Barcelos e da coordenadora do Sebrae Rio na Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo Vieira.

“Essa parceria é um marco para Cabo Frio. Estamos falando de milhares de trabalhadores que sustentam suas famílias e movimentam a economia local. O Sebrae Rio está comprometido em oferecer um programa próximo da realidade de cada ambulante, com conteúdo prático, aplicável e pensado para fortalecer o empreendedorismo nas ruas. Nosso foco é promover crescimento com responsabilidade, estimulando o orgulho de empreender de forma legal e estruturada”, afirma Ana Claudia Vieira.

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, reforça:

“Queremos que o ambulante da cidade tenha prioridade e trabalhe com tranquilidade, sabendo que está dentro da lei e oferecendo um bom serviço ao turista. Esse ordenamento é uma conquista para todos, tanto para quem trabalha quanto para quem visita nossas praias. Quando o serviço é organizado e de qualidade, todos ganham: o trabalhador, o turista e o município”.

As capacitações têm o apoio técnico do Sebrae e das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Turismo e Desenvolvimento Econômico, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento econômico da Região dos Lagos e a inclusão produtiva de trabalhadores autônomos.

Na foto durante o lançamento do programa em Cabo Frio: Vitor Sá, secretário-adjunto de Licenciamento e Fiscalização; coronel Leandro Carvalho, secretário de Segurança e Ordem Pública; Carolina da Hora, coordenadora da Casa do Empreendedor; Dr. Serginho, prefeito de Cabo Frio; Ana Cláudia Vieira, coordenadora do Sebrae Rio na Região dos Lagos; Jefferson Buitrago, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Davi Barcelos, secretário de Turismo; Matheus Azevedo, analista do Sebrae Rio.

  • Cabo Frio
  • comércio ambulante
  • Empreendedorismo
  • Região dos Lagos