ASN RJ Atualização
Compartilhe

Sebrae Rio lança roteiro de vinícolas

Projeto conta com a participação de 33 vinícolas da Região-Centro Sul
Por Sebrae Rio
ASN RJ Atualização
Compartilhe

Para reposicionar a vitivinicultura (produção de uva e vinho) e consolidar o enoturismo (turismo voltado à área de vinhos) como fonte de desenvolvimento regional, foi lançado o primeiro roteiro de vinícolas do Estado do Rio de Janeiro no “Vinho na Vila 2025”. O prefeito de Areal, José Augusto Bernardes Lima, apresentou painel sobre o setor na Região Centro-Sul.

Participar deste evento é fundamental para mostrarmos que temos rótulos de qualidade. O Sebrae desenvolve um trabalho importante com os produtores de vinho para que eles acessem a novos mercados e agora, com um polo emergente, temos a oportunidade de oferecer experiência conhecendo a gastronomia local, hospitalidade e contato com a natureza – afirma Daniel de Santa Cruz Freitas, coordenador de Agronegócio do Sebrae Rio.

A iniciativa pioneira promete reposicionar a vitivinicultura fluminense e consolidar o enoturismo como vetor de desenvolvimento regional. O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae Rio, a Prefeitura de Areal e a Associação dos Vitivinicultores da Serra Fluminense (AVIVA), com foco na região Centro-Sul Fluminense. A proposta integra vinícolas dos municípios de Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, criando um circuito turístico que não se limita apenas ao vinho.

A ação está alinhada às estratégias do Escritório Regional do Sebrae em Três Rios, que tem entre suas prioridades o desenvolvimento territorial sustentável. O objetivo é promover a integração entre vocações econômicas locais e estimular a criação de novas oportunidades por meio da valorização dos produtos da terra e do fortalecimento do turismo rural.

Com esse movimento, o Centro-Sul Fluminense se posiciona como um novo e promissor destino enoturístico no Brasil, revelando o potencial de Areal como Capital da Uva.

  • Empreendedorismo
  • Gastronomia
  • turismo