ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio leva educação financeira, IA e formação para o mercado de trabalho a escolas de Angra dos Reis

Parceria com a Secretaria da Juventude integra a programação do Mês da Juventude e prevê 14 palestras para estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Sebrae Rio e a Secretaria da Juventude de Angra dos Reis promovem, durante o mês de agosto, uma trilha de palestras voltada a alunos da Educação Básica do município. A iniciativa integra a programação do Mês da Juventude e abordará temas como educação financeira, inteligência artificial, preparação para o mercado de trabalho e combate ao bullying no ambiente escolar.

Entre os dias 12 e 27 de agosto, serão realizadas 14 palestras em escolas de diferentes regiões de Angra dos Reis. As atividades foram planejadas de acordo com o perfil dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), aproximando os jovens de conhecimentos importantes para a vida pessoal, escolar e profissional.

A programação começa nesta quarta-feira (12/08), na Escola Municipal Amélia Araújo Lage, em Garatucaia, com duas turmas da palestra “Construindo uma Cultura de Respeito: estratégias práticas para combater o bullying e a agressividade nas escolas”.

Ao longo do mês, os estudantes também participarão das palestras “Educação Financeira para Jovens Adultos”, “Meu Primeiro Currículo: Construindo Meu Futuro” e “Desbravando a Inteligência Artificial”. As atividades serão realizadas em unidades de ensino localizadas em Garatucaia, Japuíba, Perequê e outras regiões do município.

“A proposta é oferecer aos jovens conhecimentos que possam ser aplicados em diferentes momentos da vida. Além de estimular o protagonismo e a autonomia, as palestras tratam de questões atuais, como o uso responsável da inteligência artificial, a organização financeira, a preparação para o primeiro emprego e a construção de relações mais respeitosas no ambiente escolar”, destaca Diego Jordão, analista do Sebrae Rio na Costa Verde.

A trilha de palestras reforça a atuação do Sebrae Rio na promoção da educação empreendedora e no desenvolvimento de competências essenciais para o futuro profissional dos estudantes. A parceria com a Secretaria da Juventude permite ampliar o alcance das ações e levar conteúdos práticos para dentro das escolas.

Ações já realizadas na Costa Verde

A programação dedicada à juventude começou no início de agosto em municípios da Costa Verde. Nos dias 4 e 5, estudantes de Mangaratiba participaram de palestras sobre finanças pessoais e comunicação não violenta, realizadas em parceria com a Secretaria da Juventude do município. As atividades aconteceram na Escola Montebello Bondim e no Colégio Municipal Hermínia de Oliveira Mattos.

No dia 5, professores do Cefet de Parque Mambucaba, em Angra dos Reis, participaram da palestra “Desbravando a Inteligência Artificial na Educação”. Já no dia 6, estudantes do Centro Educacional Curumim, em Mangaratiba, acompanharam uma atividade sobre inteligência emocional. Juntas, as ações já alcançaram mais de 190 jovens da região.

  • Angra dos Reis
  • Costa Verde
  • educação empreendedora
  • Mês da Juventude