“O Sebrae tem um valor enorme para o desenvolvimento local e queremos muito colocar o empreendedorismo na pauta da educação pública. Queremos ferramentas e plataformas tecnológicas para capacitar a rede”, afirmou o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, durante o “Encontro de Prefeitos” realizado na quarta-feira, 3 de março, com a participação do diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Júlio Cezar Rezende, que reforçou a importância de uma agenda pública com foco no empreendedorismo e nos pequenos negócios.
O Sebrae Rio começou uma série de encontros com os prefeitos eleitos para a administração 2021/2024. O objetivo é apresentar soluções de apoio às iniciativas destinadas à melhoria do ambiente de negócios. As primeiras agendas foram realizadas com as prefeituras de São José do Vale do Rio Preto e Petrópolis. Hoje (4/3) serão com os municípios de Areal e Três Rios.
“Esta é uma excelente oportunidade para que o prefeito e sua equipe conheçam o que podemos fazer junto à gestão pública para melhorar os serviços destinados às micro e pequenas empresas”, disse Júlio Rezende. Ficando a cargo do gerente de Políticas Públicas, Tito Ryff, explicar toda a agenda do Sebrae Rio, que inclui portfólio, diretrizes e linhas estratégicas de atuação com foco na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento territorial, enfatizando o trabalho da governança local.
Entusiasmado, Vinicius Claussen ressaltou a importância de trabalhar com propostas regionais, enfatizando a participação do Mercoserra e também da agência de desenvolvimento regional, bem como da definição de papéis para o estabelecimento de uma governança forte na região. “O projeto Empreenda Teresópolis é um projeto robusto que trata, entre outras questões, do aumento das receitas municipais, que é um ponto muito importante, pois não há como tratar políticas públicas sem ‘um caixa forte’ na prefeitura, sendo esta a agenda número um”, afirmou.
Quanto aos pontos possíveis de avançar em Teresópolis, destaque para a possibilidade de utilização do CNPJ como número único para as empresas e a necessidade do município fazer o cadastro no E-Sisbi – sistema eletrônico para a gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos agropecuários dos Estados, Municípios e consórcios Municipais. Também foi dito que há espaço para os agentes de desenvolvimento participarem de uma rede, compartilhando iniciativas com agentes de outros municípios.
Já na próxima segunda (8/3), o Sebrae Rio realizará junto com o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento uma reunião de apresentação guiada para que o município faça o seu cadastro no E-Sisbi.
“Teresópolis tem sido referência na agenda de políticas públicas no Estado do Rio de Janeiro com potencial para avançar também no fortalecimento de outras ações, como no fomento aos negócios de impacto social no município”, destacou a coordenadora do Escritório do Sebrae na Região Serrana II, Cláudia Pacheco.
Pela prefeitura, participaram também da reunião, o secretário de Fazenda, Fabiano Latini; o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães; a secretária de Educação, Satiele de Siqueira Santos, o subsecretário da Vigilância, Alechandre Miranda, e Wilson Fernando Gonçalves Ferreira, chefe da Vigilância Sanitária. E pelo Sebrae Rio, o gerente de Atendimento, Leandro Marinho, e o assessor da superintendência Rodrigo Mendonça, e técnicos da Gerência de Políticas Públicas e do Escritório Regional.
-
