Último levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Pnad-C, mostra que 51,4% dos donos de pequenos negócios do Rio de Janeiro são negros, sendo 800 mil homens e 420 mil mulheres. Pensando em um programa para fortalecer essas atividades, a instituição seleciona 300 empreendedores negros para capacitações empresariais gratuitas. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho pelo link.
Para participar do programa, o empreendedor precisa ser MEI ou microempresa, estabelecido na Região Metropolitana do estado do Rio e promover a cultura afro-brasileira. As capacitações gratuitas serão voltadas para planejamento, finanças, marketing e processos.
“De acordo com a nossa sondagem, 76% dos empreendedores negros ganham até dois salários mínimos. É fundamental impulsionar e aumentar a competitividade desses negócios. Nosso olhar é trazer soluções, que possam ser aplicadas de forma rápida e sem altos custos, para que essas empresas consigam se consolidar cada vez mais em um mercado tão competitivo,” relata Guilherme Allan Santos, analista do Sebrae Rio.
As capacitações serão presenciais e on-line, com duração de cinco meses, começando em junho e terminando em outubro.