ASN RJ
Compartilhe

Semana de Cultura do Paraná no CRAB

Público poderá participar gratuitamente de contação de histórias com mate e de oficinas de gastronomia e artesanato
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

A criatividade, o talento dos artesãos e a diversidade cultural do Paraná estarão em destaques nos próximos dias 31 de julho a 2 de agosto, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, onde está em cartaz a exposição Sinta o Sul _ Bioma Mata Atlântica. Nos três dias, haverá oficinas, experiências gastronômicas e roda de conversas para o público visitante, com entrada gratuita e inscrições pelo link.

Em Contação de Histórias e Roda de Chimarrão, serão apresentadas as riquezas das lendas e tradições populares do Estado do Paraná. Serão duas sessões, na quinta-feira (31/7), às 14h, e na sexta-feira (1/8), às 15h, com apresentações das histórias tradicionais do estado, como a da Gralha-Azul, a Lenda das Encantadas e a Lenda da Erva-Mate. Serão feitas visitas guiadas pela mostra e, ao final, haverá degustação do tradicional chimarrão.

Outra atividade especial é a oficina Receitas com Origem: do Paraná para o seu prato, que utilizará produtos reconhecidos culturalmente no Estado que já possuem (como a broa de centeio de Curitiba) ou estão em busca de uma Indicação Geográfica (como a ponkan de Cerro Azul). A atividade será na quinta-feira (31/7) e tem como proposta proporcionar uma imersão nos sabores paranaenses para estudantes e profissionais da gastronomia.

A Semana Paraná terá ainda oficinas de artesanato Fios da Floresta: introdução ao Punch Needle, com a artista têxtil Patrícia Malenski Matosita (Kotori). A ideia é proporcionar um contato do público com o Punch Needle, técnica de artesanato que utiliza agulha oca para criar relevos em tecidos. As sessões acontecem na sexta (1/8), às 14h, e no sábado (2/8), às 10h e às 14h30.

“Queremos mostrar para os cariocas e turistas a identidade cultural do nosso Paraná. Por exemplo, a história do nosso mate, das tradições, das formas de consumo. Escolhemos esses temas estrategicamente para evidenciar a cultura, história, saberes e, em especial, o trabalho dos nossos artesãos”, comenta Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR.

Produzida em parceria com o Sebrae do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, a Sinta o Sul _ Bioma Mata Atlântica exibe um total de 2.000 obras em cerâmica, madeira, fibras e materiais recicláveis que refletem a produção nativa da Mata Atlântica desses estados. O artesanato do Paraná ocupa 397 m² da mostra, com 621 peças de 170 artesãos locais.

Sobre o CRAB

Criado em 2008, em um prédio histórico e tombado da Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, o CRAB realiza atividades que reforçam sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Desde sua abertura, o espaço já abrigou 37 grandes exposições; reestruturou seu acervo de cerca de 2 mil obras e estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas, o Programa Educativo e o Programa de mostras de artesanato de todo o país. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII.

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)

Site: https://crab.sebrae.com.br/

  • CRAB
  • Paraná
  • Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica