O Top Empreendedor é um programa do Sebrae Rio que visa, por meio de capacitações e consultorias, acelerar o crescimento de negócios em comunidades e favelas do estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, com 100 vagas, após grande procura pelos empreendedores de comunidades fluminenses, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas conseguiu ampliar o número de atendidos pelo programa, que é gratuito, para 160.
Ao todo, 70 comunidades da região metropolitana estão representadas no programa, entre elas, Cidade de Deus, Complexo da Maré, Rocinha, Rio das Pedras, entre outras. Quem já teve sua primeira consultoria individual foi a Viviane Marinho de Souza, da Vila Cruzeiro. Ela começou a empreender em 2018 e encontrou o programa pelas mídias sociais. “Vi pela descrição que era perfeito pra mim. Já na primeira consultoria posso afirmar: estou amando e espero conseguir ter mais foco no gerenciamento das finanças e das minhas redes sociais para meu negócio crescer”, disse.
Expectativa que é também do Ricardo Oliveira, empreendedor da Serrinha, comunidade da região de Madureira, que após oito anos trabalhando como funcionário pediu demissão para abrir o próprio negócio. “Deu tudo certo no ínício, mas com a pandemia, me enrolei um pouquinho e espero que com a consultoria possa me reorganizar, principalmente na parte de controle financeiro”, disse.
“A segunda edição on-line do programa já começou com muita expectativa e procura por parte dos empreendedores, que passaram por uma seleção qualificada. Durante o programa serão oferecidas consultorias individuais sobre planejamento, finanças e marketing digital, além disso, haverá encontros coletivos sobre formação de preços, marketing digital, plano de negócios, negociação, finanças, design de experiência e sobre o potencial de negócios nas favelas. Acredito que todos vão desenvolver seu grande potencial de crescimento”, afirmou o analista do Sebrae Rio, Guilherme Allan.
