ASN RJ
Compartilhe

Aumento de custos é a principal preocupação de quem empreende no estado do Rio

Levantamento do Sebrae indica os principais desafios do empreendedor
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Pesquisa do Sebrae aponta que aumento de custos (insumos, mercadoria, combustíveis, aluguel e energia), falta de clientes e dívidas com empréstimos são os principais entraves para quem empreende no Estado do Rio de Janeiro. Por conta dessas despesas, 40% repassaram de forma parcial esses reajustes para os clientes, 9% de forma total e 49% mantiveram os valores sem repasse para o consumidor.

“O empreendedor precisa de planejamento. Aumento de custos é algo que foge do controle e isso impacta diretamente no faturamento da empresa. A nossa pesquisa mostra que 45% dos entrevistados tiveram redução de faturamento, 27% mantiveram a renda e apenas 20% conseguiu aumentar mesmo com essas variáveis. Esses números mostram como essas variações afetam quem empreende no estado”, destaca Leandro Marinho, gerente de Atendimento do Sebrae Rio.

O levantamento indica que 71% dos empreendedores acreditam que 2023 será melhor que o ano passado. Para que isso aconteça, os empresários esperam conseguir mais clientes, redução nos custos e nas dívidas com empréstimos e ter melhor acesso a crédito. Em contrapartida, 17% consideram que esse ano será pior. Neste caso, o aumento de custos é o principal motivo, além da expectativa de menos clientes e aumento de dívidas como um todo. Apenas 13% acham que o ano será igual ao ano passado.

  • aumento de custos
  • dívidas
  • falta de clientes
  • insumos
  • pesquisa