ASN RJ
Compartilhe

Cinquenta e um por cento dos pequenos negócios de Volta Redonda são inovadores

Pesquisa do Sebrae Rio aponta as tendências de empresas de comércio e serviços do município
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Inovar é criar ou melhorar um produto, serviço ou processo dentro de uma empresa. Para entender o cenário dos pequenos negócios de Comércio e Serviço de Volta Redonda, o Sebrae Rio realizou pesquisa e mostra que 51% dos empreendedores se consideram inovadores. Neste cenário, boa parte dessas inovações vem das vendas por canais digitais. WhatsApp e Instagram são os meios mais utilizados para vendas pelos empreendedores. Apenas ¼ dos donos de pequenos negócios não realizam vendas pela internet.

“A inovação é um processo acessível a todo tipo de negócio e não depende – necessariamente – de grandes investimentos e recursos, não se restringindo apenas à tecnologia. Essa pesquisa buscou entender os cenários de quem empreende em comércio e serviço de Volta Redonda. Essa análise vai apontar caminhos e soluções para o empreendedor”, enfatiza Julia Correa, analista do Sebrae Rio.

Os empreendedores da Região do Médio Paraíba apostam em oportunidades de negócios como um propósito claro na empresa, crescimento, análise da concorrência, atendimento aos hábitos dos consumidores, busca de inovação de forma organizada e facilidade no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Em relação aos desafios enfrentados no dia a dia da empresa estão as ações para conquistar novos clientes, atração de mão de obra especializada, dificuldade em aumentar a margem de lucro e realização de processos de cocriação com colaboradores e fornecedores.

A pesquisa foi feita pelo Sebrae Rio, em parceria com o Vírgula, hub de inovação em Volta Redonda.

  • canais digitais
  • Inovação
  • pesquisa
  • redes sociais
  • Volta Redonda