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Pequenos negócios atendem mais clientes no próprio município da empresa

Pix e redes sociais seguem sendo tendências para as empresas
Por Redação
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Empreendedores precisam conhecer o seu consumidor para entender a sua capacidade de produção e entrega. Pesquisa do Sebrae indica que a maioria dos pequenos negócios do Rio de Janeiro concentra o seu atendimento na cidade-sede da empresa (45%), seguido pelo seu bairro (26%) e o próprio estado (17%). Já 2% dos clientes dessas empresas estão no exterior e 8% em outros estados.

“Essa pesquisa revela um dado interessante: o Rio de Janeiro ficou acima da média nacional em relação ao atendimento aos clientes no exterior. Existe uma grande oportunidade de conquista de novos mercados pelos produtos e serviços brasileiros. Trata-se de avaliar oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, e alcançar novos clientes nos mercados doméstico e internacional”, diz Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.

O levantamento também mostra que 69% dos pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro utilizam redes sociais, aplicativos ou internet (Loja virtual própria, WhatsApp, Facebook e Instagram) para vender seus produtos ou serviços. Enquanto outros 31% não utilizam essa prática.

“A internet e a conectividade ajudaram a potencializar marcas. É necessário ter agilidade nesse tipo de atendimento. Para atingir novos mercados, os empreendedores precisam de planejamento correto, processos produtivos integrados com uma logística adequada e ágil”, frisa Miriam.

Formas de pagamento

No Estado do Rio de Janeiro, 46% dos consumidores utilizam o Pix como forma de pagamento. Já o cartão de crédito aparece em segundo, com 26%; cartão de débito (8%); boleto (7%); dinheiro (6%); e DOC ou TED (4%).

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