ASN RJ
Compartilhe

Quarenta e nove por cento dos pequenos negócios estão concentrados na capital

Município do Rio conta com quase 800 mil empresas
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Dados do Sebrae Rio apontam que 49% dos pequenos negócios do estado do Rio estão concentrados na capital. Atualmente, 787,2 mil pequenos negócios, sendo MEI (496,6 mil), Microempresa (231,5 mil) e Empresa de Pequeno Porte (59 mil) estão distribuídos pelo município. Para quem quer abrir a sua empresa, as principais tendências dos cariocas nos negócios são: tecnologia e serviços digitais; inovação; sustentabilidade e energias renováveis; turismo e hospitalidade; gastronomia; saúde e bem-estar.

De forma gratuita, o Sebrae Rio disponibiliza o Relatório de Inteligência Territorial – Centro, Tijuca e Zona Sul pelo link. Na capital, os pequenos negócios estão distribuídos da seguinte forma: O setor de serviços conta com a maioria das empresas (53,41%), na sequência vem comércio (20,56%), indústria (14,08%), economia criativa (7,48%), turismo (4,32%) e agropecuária (0,15%).

“Em 2023, a principal dificuldade do pequeno empresário brasileiro é conseguir clientes, superando o custo dos insumos. O ambiente digital dá mostras de saturação, tornando essencial a ajuda profissional na busca por clientes. O estudo foca em regiões da capital, destacando a importância de entender as tendências locais antes de investir”, avalia Eduardo Sipaúba, coordenador regional do Sebrae Rio.

Para fortalecer a região e as microrregiões da empresa, o dono de um pequeno negócio ou potencial empreendedor precisa avaliar os cenários onde a empresa está localizada, pensando em estratégias no desenvolvimento territorial, com base em tendências, inovação e comportamento de consumo.

  • consumo
  • pequenos negócios
  • tendencias