Dados do Sebrae Rio apontam que 49% dos pequenos negócios do estado do Rio estão concentrados na capital. Atualmente, 787,2 mil pequenos negócios, sendo MEI (496,6 mil), Microempresa (231,5 mil) e Empresa de Pequeno Porte (59 mil) estão distribuídos pelo município. Para quem quer abrir a sua empresa, as principais tendências dos cariocas nos negócios são: tecnologia e serviços digitais; inovação; sustentabilidade e energias renováveis; turismo e hospitalidade; gastronomia; saúde e bem-estar.
De forma gratuita, o Sebrae Rio disponibiliza o Relatório de Inteligência Territorial – Centro, Tijuca e Zona Sul pelo link. Na capital, os pequenos negócios estão distribuídos da seguinte forma: O setor de serviços conta com a maioria das empresas (53,41%), na sequência vem comércio (20,56%), indústria (14,08%), economia criativa (7,48%), turismo (4,32%) e agropecuária (0,15%).
“Em 2023, a principal dificuldade do pequeno empresário brasileiro é conseguir clientes, superando o custo dos insumos. O ambiente digital dá mostras de saturação, tornando essencial a ajuda profissional na busca por clientes. O estudo foca em regiões da capital, destacando a importância de entender as tendências locais antes de investir”, avalia Eduardo Sipaúba, coordenador regional do Sebrae Rio.
Para fortalecer a região e as microrregiões da empresa, o dono de um pequeno negócio ou potencial empreendedor precisa avaliar os cenários onde a empresa está localizada, pensando em estratégias no desenvolvimento territorial, com base em tendências, inovação e comportamento de consumo.