Em novo levantamento do Sebrae, pesquisa aponta que 40% das empresas do estado do Rio não possuem dívidas; 33% contam com dívidas e o pagamento está atrasado; e 27% possuem dívidas e estão em dia com o pagamento. Essas despesas representam um custo mensal para as empresas. Para 30%, menos de 30% da despesa mensal, 43% variam de 30% a 50% do gasto, e 22% mais de 50% do custo.
“É preciso incentivar a economia. Atualmente, os empresários esperam estímulo ao crescimento econômico e controle da inflação. O resultado da pesquisa reforça que é o momento de um processo de inclusão financeira para promover o desenvolvimento e crescimento econômico, além de um ambiente favorável para quem empreende”, explica o coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio, Marcos Mendes.
Setenta por cento dos empreendedores não buscaram empréstimo bancário. Apenas 30% procuraram crédito. Desse percentual, dos que buscaram crédito, 62% não conseguiram, 30% conseguiram empréstimo e 9% aguardam resposta.