A simplificação é o caminho para quem empreende. Com o apoio do Sebrae Rio, o município de Teresópolis vem impulsionando a economia local com ações e projetos para os mais de 20,1 mil pequenos negócios. A Lei Geral das Microempresas é uma política de estímulo que habilita essas empresas a participar das vendas para a Administração Pública. Dos pregões realizados entre 2020 e 2022, 82,78% foram destinados a pequenos negócios e R$ 223 milhões homologados para pequenos negócios.
“Essa mudança de gestão é capaz apenas por meio de capacitações. Em Teresópolis, o nosso trabalho foi aumentar o conhecimento dos gestores públicos sobre os tratamentos diferenciados previsto em lei e passar orientações de como as micro e pequenas empresas poderiam participar das contratações municipais”, explica Cláudia Pacheco, coordenadora do Sebrae Rio na Região Serrana II.
Em Teresópolis, os pequenos negócios estão distribuídos de forma setorial da seguinte maneira: serviços (45,19%), comércio (25,49%), indústria (21,90%), economia criativa (4,64%), turismo (2,42%) e agropecuária (0,36%).
“Teresópolis foi o primeiro município do Rio de Janeiro a conseguir comprar dos pequenos negócios sediados regionalmente, com aplicação do benefício da exclusividade e prioridade local para as micro e pequenas empresas. O Programa Compre em Terê fortaleceu a economia local. Não foi à toa que o município faturou, em 2022, o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no Eixo de Compras Públicas”, reforça Cláudia.