ASN RJ
Compartilhe

Pesquisa inédita do Sebrae Rio detalha o perfil dos fornecedores dos pequenos negócios no Rio de Janeiro

Levantamento aponta os principais atributos na escolha de um fornecedor
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Em pesquisa inédita, o Sebrae Rio ouviu, entre os dias 17 e 22 de março, 498 donos de pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro para entender quem são os fornecedores que atendem ao MEI, microempresa e empresas de pequeno porte do estado. O estudo mostrou que metade das empresas (50,9%) pesquisadas possuem fornecedores de todos os portes; 24% compram apenas com os pequenos negócios; e 23,3% somente com médias e grandes empresas.

“Pela sua estrutura, o MEI compra mais próximo do seu território e compra com mais frequência de outros pequenos negócios quando comparado às micro e pequenas empresas. Em contrapartida, as MPE possuem um percentual maior de fornecedores fora do estado do Rio, além de possuir mais empresas de médio e grande porte como fornecedores do que os microempreendedores individuais. O levantamento aponta os gargalos entre fornecedores e os motivos que levam as empresas a fazerem negócios. Os dados ajudam a entender as exigências de mercado e apontam caminhos para otimizar e fortalecer essa relação comercial entre os pequenos negócios”, analisa Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

Os dados apontam que 57,4% das empresas pesquisadas compram no estado do Rio e em outros estados; 29,7% compram apenas no Rio; 12,9% possuem fornecedores fora do estado. Entre as empresas que possuem fornecedores de todos os portes, 28% compram mais de 50% dos pequenos negócios. Já 72% das empresas compram até 50% dos MEI, micro e pequenas empresas.

Das empresas pesquisadas, os fatores mais determinantes para a escolha dos fornecedores são: qualidade dos produtos, preço mais baixo, flexibilidade nas formas e prazo de pagamento, e prazo de entrega do produto. Já entre os fatores que comprometem a compra dos pequenos negócios estão os preços mais altos, baixa capacidade de fornecimentos e qualidade dos produtos.

  • fornecedores
  • médias e grandes empresas
  • pequenos negócios
  • pesquisa