Trazer inovação e conectar o Centro Histórico com o Campos Elíseos. Com essa proposta, a Prefeitura de Resende, com apoio do Sebrae Rio, CDL, Associação Comercial de Resende e Sicomércio, reuniu cerca de 130 donos de pequenos negócios do município para apresentar o “Resende Viva – Campos Elíseos”, projeto de revitalização do Centro Comercial.

Na abertura, o prefeito Tande Vieira ressaltou o processo de aprendizagem, os benefícios para o desenvolvimento local e como as melhorias podem ser percebidas pela população a médio e longo prazos.
O painel “Experiências e Boas Práticas para a Revitalização de Centros Comerciais” contou com a participação de programas implantados em cidades pelo Brasil e que ganharam capilaridade, além de pertencimento territorial por moradores e turistas. Cascavel, Recife e Nova Iguaçu apresentaram os desafios, oportunidades, particularidades e resultados atingidos por cada município.

“A experiência de cada município vai contribuir para entendermos que é possível. É um trabalho árduo, que precisa que o empreendedor tome esse projeto como seu. A experiência de compra, se é boa para o morador, vai refletir no turista. Precisamos que os setores econômicos estejam integrados”, explica Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio na Região do Médio Paraíba.
Para finalizar o seminário, analistas do Sebrae mostraram os resultados das pesquisas “Cliente oculto nas lojas” e “Estudos do comércio de Campos Elíseos”, que revelaram que 30% dos consumidores compram semanalmente no local e gastam em média cerca de R$ 224,15. No final do evento, as universidades UERJ, Faculdade Estácio de Sá e UniDomBosco, parcerias da iniciativa, foram certificadas pela pesquisa de campo.