O Sebrae Rio vem capacitando gestores públicos para que o Plano Plurianual (PPA) e os projetos desenvolvidos pelos municípios estejam alinhados com os desafios da Agenda 2030 (ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Com essa agenda, os pequenos negócios terão acesso a serviços mais rápidos, modernos e inovadores para facilitar o seu dia a dia. Até o momento foram capacitados mais de 100 agentes públicos. As próximas turmas vão acontecer em Macaé, Campos dos Goytacazes, Niterói, Areal, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua.
“Identificamos que até o início desse ano, nenhum município fluminense havia assinado o Pacto Global, que é uma chamada para as instituições alinharem suas estratégias aos princípios universais do trabalho, meio ambiente e direitos humanos. Propomos essas capacitações para que os municípios fluminenses possam incorporar de maneira prática as temáticas de inovação e sustentabilidade”, reforça Juliana Lohmann, analista do Sebrae Rio.
A proposta do Sebrae Rio é promover o diálogo, a articulação e integração dos diversos atores sociais e políticos envolvidos na implementação da Agenda 2030, sendo uma etapa fundamental para que a sustentabilidade ganhe relevância nas políticas públicas. Nos próximos meses, o número de agentes públicos capacitados vai quase dobrar para 200 habilitados às práticas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ODS
A ONU propôs aos seus países membros uma agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam garantir os direitos humanos.
As 17 ODS são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.