ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio e Firjan SENAI fazem evento sobre programa que elevou em 46,7% produtividade de empresas do estado

Cerca de 200 micros e pequenas empresas estarão presentes
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Entender como aumentar a produtividade e o faturamento com ações práticas. Esse é o objetivo do “Encontro Brasil Mais Produtivo”, uma iniciativa do Sebrae Rio e da Firjan SENAI, que acontecerá nesta quarta-feira (3), na sede do Sebrae. O evento reunirá cerca de 200 empresas de todo o estado do Rio. Dentro do programa Brasil Mais Produtivo (B+P), as empresas fluminenses aumentaram a produtividade, em média, em até 46,7% – mais de duas vezes acima da meta (20%).

O programa do Governo Federal visa a apoiar essas empresas na jornada de produtividade e transformação digital de seus negócios. As ações incluem diagnóstico e estratégia de gestão, como parte do projeto Agentes Locais de Inovação – Produtividade, além de consultorias e trilhas de aperfeiçoamento profissional de manufatura enxuta (Lean) e eficiência energética. A Firjan SENAI atua na otimização de processos industriais, enquanto o Sebrae realiza pesquisas e melhorias de gestão.

-

“Aumentar a produtividade de uma empresa significa aumento de lucros, de empregos, possibilidades de expansão e maior movimentação financeira em todo o estado do Rio. Esse é um elemento intrínseco à atuação da Firjan SENAI SESI, capacitando colaboradores com novas práticas e tecnologias e garantindo, assim, um crescimento sólido às indústrias fluminenses. Dois pilares da Firjan SENAI estão contemplados no programa: o da tecnologia e inovação, por meio das consultorias, e o da educação profissional” explica Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI.

-

“O programa estimula o aumento dos investimentos necessários de forma prática para o dono de pequeno negócio. Apenas este ano, mais de 1,5 mil empresas participaram do programa com análise da situação da empresa, identificação de gargalos e oportunidades, elaboração de um roteiro com soluções práticas adaptadas ao negócio, acompanhamento à implementação das melhorias e, ao final, entrega indicadores claros que comprovam a evolução da produtividade. Com essa metologia e parceria entre instituições, as empresas do Rio de Janeiro e do Brasil ganham capilaridade empresarial e fazem a economia girar” analisa Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

Sobre o programa

A Firjan SENAI e o Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e de produção de micro, pequenas e médias empresas. O projeto Agentes Locais de Inovação – Produtividade atua nas micro e pequenas empresas, através de uma metodologia aplicada presencialmente por seis meses. As consultorias de manufatura enxuta (Lean) e eficiência energética são presenciais e incluem preparação, intervenção, monitoramento e encerramento, com duração de 80 a 120 horas, dependendo do tamanho da empresa. Já os cursos de produtividade variam de 60h a 130h por aluno e, o de eficiência energética, 70h por aluno. Mais de uma pessoa de cada empresa pode participar.

Inscrições para o programa

Este é o segundo dos quatro anos previstos para o programa do Governo Federal. As empresas que desejem participar devem fazer a inscrição na Plataforma de Produtividade. Micro e pequenas indústrias têm gratuidade nas consultorias e nas trilhas de aperfeiçoamento profissional. Já as indústrias de médio porte que aderirem ao programa terão subsídio de 70% nos serviços oferecidos. O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com realização do Sebrae e execução pelo SENAI.

  • Brasil Mais Produtivo
  • indústria