Em parceria com a Prefeitura de Barra de Piraí, o Sebrae Rio firmou na manhã desta quinta-feira, 23 de março, a assinatura do convênio para o desenvolvimento empresarial da cadeia produtiva de Turismo em Ipiabas, distrito do município de Barra de Pirai. O objetivo é fomentar o turismo na localidade com ações para meios de hospedagem, gastronomia e setores da economia criativa.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Jair Paulista; do presidente da Câmara Municipal de Barra do Piraí, Rafael Couto; do Diretor de Turismo, Sérgio Nóbrega; Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio, Julio Cezar Freitas, diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio; Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
Julio Cezar Freitas ressaltou a importância da parceria. “É muito importante este convênio para o trabalho de fortalecimento do turismo na região e nós vamos apoiar o fomento ao empreendedorismo para transformar Ipiabas em mais um grande centro turístico do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
Para Jair Paulista, “o investimento em prol da inovação no turismo em Barra do Piraí é fundamental para o desenvolvimento da região”.
O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, elogiou a iniciativa do presidente da Câmara municipal de Barra do Piraí, Rafael Couto, responsável pela parceria com o Sebrae, que teve início quando ele ainda era secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Alvarenga destacou ainda a importância do fomento ao turismo para as micro e pequenas empresas da região.
“É uma satisfação muito grande participar de um projeto tão importante para o turismo do Estado do Rio de Janeiro. A região de Ipiabas, que faz parte da região turística do Vale do Café, pioneira na produção no Brasil, tem um potencial enorme para explorar o turismo de experiência, por exemplo. Nós, do Sebrae, apoiamos as micro e pequenas empresas, esta é a nossa missão: incentivar no desenvolvimento sustentável de suas atividades empreendedoras”, concluiu.
Durante o evento, a coordenadora do Escritório Regional do Sebrae na região do Médio Paraíba, Paola Tenchini, apresentou o projeto com o roteiro turístico da região, que terá duração de 15 meses e atenderá diretamente 100 empresas da cadeia produtiva do setor.