Promover a cultura analítica, buscar novas tecnologias e competências necessárias para a implantação e aprimoramento na inteligência de dados, mercados e de negócios no Sistema Sebrae é o foco do I Sebrae Analytics Summit, que aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro no Sebrae Rio.
-
O diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Freitas, destacou a importância do debate, uma vez que “utilizar a inteligência de dados para a tomada de decisões assertivas pode ser um diferencial para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”.
O evento contou com a participação de 80 representantes do Sebrae de todo o Brasil e foi conduzido pelas Gerências de Conhecimento e Competitividade, Gestão Estratégica e de Tecnologia da Informação, que inclusive irão falar sobre as boas práticas do Data Sebrae RJ, da adoção da cultura de agilidade na TI do Sebrae Rio e do site Sebrae Inteligência de Mercado.
O gerente de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae Nacional, André Spinola, falou sobre a relevância de um momento de inflexão para que atores se fortaleçam e para contribuir com a essência transformadora do Sebrae. Segundo ele, “dado é alavancador de decisão e o uso de dados eficiente é fundamental para a transformação”.
A gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, anfitriã do evento, disse que esse é o pontapé inicial para que outros encontros como este aconteçam. “A troca de experiências traz resultados, reduz tempo e gera produtividade”, disse ela.
O gerente de Gestão Estratégica do Sebrae Rio, Marcelo Pereira, falou sobre a transformação dos dados na tomada de decisões estratégicas de fato. O gerente de Tecnologia da Informação do Sebrae Rio, Wagner Ribeiro, reforçou o desenvolvimento das capacidades específicas da transformação digital para entregar valor.
A coordenadora do Núcleo de Inteligência de Dados do Sebrae Nacional, Jessica Lakiss, abriu o ciclo de palestras no último dia de evento falando sobre Estratégia do Sistema Sebrae e o novo programa de inteligência (DataBIZ). Alexandre Ambrosini, gestor do programa do Sebrae Nacional, também participou da apresentação com Lakiss.