Para garantir que pequenos negócios do Noroeste Fluminense tivessem acesso a conteúdo de ponta e oportunidades de ampliar suas redes de contatos, o Sebrae Rio levou uma caravana com mais de 20 empresários da região para o Reload 2025, o maior evento de marketing digital do estado. A programação de mais de 16 horas, com 36 palestrantes, tratou de temas que vão desde o que faz um conteúdo viralizar até as estratégias que transformam curtidas em vendas e engajamento.
Entre as participantes da caravana, estava Selma Gonçalves, CEO da Laços & Festa, loja infantil de Miracema (RJ) especializada em roupas e acessórios – muitos deles produzidos artesanalmente por ela mesma. Com quase 20 anos de experiência no ramo de vendas e comunicação, Selma agradeceu o apoio do Sebrae, especialmente por meio do Sebrae Delas, programa que, segundo ela, vem transformando sua trajetória empreendedora. Ela ressaltou o valor da imersão para quem gerencia todas as áreas do próprio negócio.
“O evento trouxe muito conhecimento prático e inspiração para continuar evoluindo na comunicação e no relacionamento com o público. Iniciativas como essa, fortalecem e inspiram mulheres empreendedoras a irem além. O Reload veio para reforçar meu aprendizado e abrir ainda mais minha mente para as oportunidades do digital”, destacou Selma.
Outro destaque da caravana foi Elvira Goulart Tostes, criadora e fundadora da Pitel Jeans Wear, marca de moda sustentável e autoral de Miracema. A empresa trabalha com upcycling (reaproveitamento criativo) e técnicas manuais para criar coleções cápsulas — onde o jeans “renasce com alma”.
“Para uma marca de moda autoral e sustentável como a Pitel Jeans é essencial usar o digital para contar nossa história única. O Reload nos deu as ferramentas para transformar o upcycling em conteúdo que engaja e vende, mostrando ao público que a moda do interior pode ser inovadora e global. Saio daqui sabendo como é preciso ‘chegar antes do algoritmo’ para quem valoriza a sustentabilidade”, afirmou.
O evento reforçou a importância da transformação digital e do marketing de conteúdo como diferenciais competitivos para pequenos negócios.
“Com iniciativas como essa, o Sebrae Rio reafirma seu compromisso em apoiar empreendedores fluminenses na jornada de inovação, aprendizado e posicionamento estratégico no ambiente digital”, completa o coordenador do Sebrae Rio no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho.
