Para fortalecer o setor de games no estado, o Sebrae Rio criou uma trilha de capacitação para os desenvolvedores de jogos digitais. Formado na maioria (60%) por pequenos negócios, o segmento tem hoje no Rio de Janeiro o segundo estado em número de criadores, conforme a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames). As inscrições estão abertas e vão até 30 de junho pelo site.
“O mercado de games tem um crescimento exponencial e está se regularizando a partir do marco legal, sancionado há um ano. Por isso, é importante capacitar os desenvolvedores de jogos digitais, para que eles possam gerir melhor o seu negócio, aumentar seu faturamento e competitividade e atingir novos mercados”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
O projeto Sebrae Games tem 30 vagas e inclui mais de 58 horas de oficinas, palestras e consultorias individuais, além de ações de acesso ao mercado. Entre os temas abordados, estão: planejamento de estúdios, marketing para jogos, gestão financeira, captação de recursos e internacionalização de jogos.
“As oficinas nos ajudaram a repensar processos tanto de gestão quanto de desenvolvimento de projetos. As experiências práticas, nas rodadas de negócios, na Brasil Game Show e na GamesCom Latam nos colocaram à frente de oportunidades reais de parceria e expansão que já estão rendendo frutos”, diz Sergio Stellet, fundador e designer de produto na Nebula Devs, um dos participantes da edição de 2024.
O Sebrae subsidia 98% do valor total da capacitação e os empreendedores terão um custo de R$ 270, que pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros.