ASN RJ
Compartilhe

Petrobras e Sebrae celebram sucesso dos projetos do Programa Conexões para Inovação do módulo Startups

O evento contou com a participação de 21 startups selecionadas nos editais 2019 e 2020
Por Sebrae Rio
ASN RJ
Compartilhe

Para inserir pequenos negócios no processo de inovação aberta da companhia, desenvolvendo soluções que irão resolver desafios da cadeia de óleo e gás, o evento Demoday do módulo Startups do Programa Petrobras Conexões para Inovação foi realizado ontem, dia 13/11, no Centro de. Pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro

O evento, fruto da parceria firmada com o Sebrae, contou com a participação de 21 startups selecionadas nos editais 2019 e 2020, que receberam troféus e certificados, além dos 40 interlocutores técnicos da Petrobras que juntos desenvolveram tecnologia para o setor de petróleo e gás. O programa trouxe protagonismo às pequenas empresas do país e uma visão para o mercado de que a inovação aberta pode ser realizada com sucesso por empresas desse porte.

Fernanda Morelli, da Unidroid, relatou que tinha um produto, mas ainda não tinha uma empresa consolidada quando iniciou sua jornada. “Por meio do programa, adicionamos novas funcionalidades para adequar nosso produto para o mercado de óleo e gás e, com a ajuda do Sebrae, conseguimos acessar grandes clientes. Ter um produto com patente compartilhada foi um grande diferencial”, comemora Fernanda ao destacar que a Unidroid se tornou o primeiro case co-titularidade de uma tecnologia da história da Petrobras.

“O dia de hoje é resultado de uma visão estratégica que o Sebrae teve quando viu a flexibilização do regulamento de PD&I da ANP, que permitiu investimentos diretos em startups e ninguém melhor que o Sebrae, que cuida das micro e pequenas empresas, para estruturar, juntamente com a Petrobras, esse inovador projeto que nasceu em 2019”, relembra Maíra Campos, gerente do Sebrae/RJ

A parceria entre a Petrobras e o Sebrae resultou em avanços significativos para as startups acompanhadas. Elas receberam orientação semanal e direcionamento na gestão financeira e operacional dos projetos em todo o território nacional. O comprometimento e a energia da equipe do Sebrae foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico das empresas, demonstrando preocupação não apenas com o escopo dos projetos, mas também com a gestão empresarial e a comercialização das ferramentas desenvolvidas, atendendo às demandas do mercado de Petróleo e Gás.

-

Sobre o programa:

Desde 2019 foram lançados 4 editais seleção de pequenos negócios, foi o maior programa de inovação já aberto no setor de óleo, gás e energia voltado para startups e pequenas empresas. As selecionadas tiveram oportunidade de desenvolver soluções e modelos de negócios acessando uma fatia relevante do mercado: a demanda da Petrobras, com potencial de escalar na indústria nacional e internacional.

“Ao longo de quase 5 anos de parceria, foram captados quase R$ 60 milhões de reais, para direcionar para 63 projetos de P,D&I desenvolvidos por startups de dez estados do Brasil”, menciona Taís Tessari, gestora do convênio no Sebrae Nacional.

Além do suporte financeiro para o desenvolvimento dos projetos de inovação, as startups têm interação com o corpo técnico da Petrobras, capacitação empresarial para posicionamento de mercado e estruturação de planos de negócios, além da participação em Demo Days (Sebrae) com as tecnologias desenvolvidas.

“A empresa fazia tecnologia com recursos próprios ou de programas que não nos atendia, esse edital nos possibilitou ter acesso aos recursos e, muito importante, a informações técnicas, para o pleno desenvolvimento do projeto” destacou Rodrigo Saad, da startup Vertesis.

Os números revelam o sucesso dessa parceria. As empresas medidas ao longo dos projetos declararam um aumento de 184% no faturamento, e um índice de competitividade de 76%. “Minha empresa cresceu 21x seu faturamento desde o início das interações com Sebrae.” Comentou Franco Machado da Mogai, startup do Espírito Santo.

  • Empreendedorismo
  • Inovação
  • startups