O Rio Oil & Gas, que teve início hoje, dia 26, e vai até o dia 29 de setembro, conta com a estrutura de 51 mil metros quadrados e 400 expositores. A expectativa é que 40 mil pessoas passem pelo evento durante essa semana. O Sebrae, que está no evento com o Polo Sebrae Offshore, já começa com uma grande meta: movimentar, nos próximos 12 meses, R$ 280 milhões, a partir das rodadas de investimento e de negócios, promovidas pelo Sebrae Rio. Além do Rio de Janeiro, estado onde o evento acontece, delegações de outros oito estados participam do evento, contando ainda com o Sebrae Nacional. Empreendedores de onze estados se inscreveram para as rodadas. O objetivo principal é movimentar a economia e gerar negócios através das micro e pequenas empresas aos grandes compradores do setor.
“A frente de inovação aberta é muito importante nesse polo. Reconhecemos o Rio como referência na expertise do Petróleo e Gás Offshore e por isso o polo está aqui. É importante essa conexão de startups com grandes empresas. Para garantir que as startups sejam protagonistas do no desenvolvimento de negócios do país, é preciso recursos e também capacidade de gestão e o Sebrae entra nessas duas partes. Em eventos, como este, conectando investidores e empresas e na capacitação para gestão”, informa a analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Thais Tessari.
O Polo Offshore, que reúne os estados do Rio de Janeiro; São Paulo; Bahia; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Minas Gerais; Amazonas; e Sergipe, conta com dois estandes na feira. Um deles traz 21 startups que poderão apresentar seus produtos e serviços.
“Essas startups se inscreveram e foram selecionadas para estarem aqui apresentando produtos que fazem parte da cadeia produtiva do setor de Petróleo e Gás. Tenho certeza que vários negócios que serão fechados, terão início aqui”, comentou o gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi.
Entre as expositoras, encontramos empresas como a CTR3M, que participou do edital Conexões para Inovação, uma parceria entre a Petrobras e o Sebrae Rio, tem dois anos no mercado e detecta falhas no sistema de produção offshore.
“Neste tempo de mercado, passamos pelo edital, e fomos 100% aprovados. A solução que encontramos para o mercado, já está desenvolvida, ficou pronta em maio e deu tudo tão certo, que estamos concorrendo ao Prêmio de Inovação da ANP (Agência Nacional de Petróleo). O resultado sai em novembro. Estar em eventos como este, tão direcionado ao setor, nos proporciona apresentar nossa solução a investidores e futuros clientes”, afirma Ricardo Tavares, um dos sócios da CTR3M.
Demoday
No primeiro dia de evento, o Sebrae promoveu o Demoday, que é quando os empreendedores apresentam suas soluções tecnológicas, em formato de pitch, com o objetivo de vender a ideia de tal forma que convença o investidor e grandes empresas do setor de Petróleo e Gás.
Logo em seguida, aconteceu a Rodada de Investimentos, que tem como objetivo a captação recursos para o desenvolvimento e financiamento de soluções tecnológicas. As startups têm a oportunidade de conversar individualmente com investidores interessados na solução tecnológica ou no produto apresentado.
“Essa iniciativa é realizada no âmbito do Sebrae Offshore e conta com a parceria do projeto capital Empreendedor, e visa preparar startups e negócios inovadores para se aproximarem e negociarem com investidores de risco. Ao longo de cinco edições, o projeto já teve 750 empresas capacitadas e mais de R$ 122 milhões de reais em investimentos”, acrescentou o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
Rodada de Negócios
A partir de amanhã, dia 27, no espaço do Sebrae no evento, acontece, a partir das 15h, as rodadas de negócios. Nos próximos três dias, a previsão é que aconteçam 745 reuniões entre 30 empresas âncoras e 186 micro e pequenas empresas que têm grande potencial para fornecerem produtos ou serviços para as grandes empresas.
Durante todos os dias, o Sebrae Rio está prestando atendimento especializado às empresas interessadas e promoverá palestras com temas como Metaverso e Transição Energética.
Os espaços do Sebrae ficam no Armazém 6 no Boulevard Olímpico, Zona Portuária do Rio, no Centro. O evento tem início às 12h e vai até 20h.