ASN RJ
Compartilhe

Representantes do Médio Paraíba e Centro-Sul vão conhecer boas práticas de turismo e agricultura na Serra Gaúcha

Iniciativa faz parte do programa Território Empreendedor do Sebrae Rio
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

Até sexta-feira (25), 53 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e empreendedores das regiões Médio Paraíba e Centro-Sul participam de uma missão técnica, promovida pelo Sebrae Rio, para conhecer boas práticas envolvendo turismo e agricultura nos municípios de Gramado, Canela e Bento Gonçalves. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas no Programa LIDER e dos trabalhos de Roteirização Turísticas realizados pelo Sebrae nestes territórios.

A visita à Serra Gaúcha aborda os seguintes temas: Desenvolvimento do Turismo Rural, Criação e Estratégia de Atração de Parques Temáticos, Criação de Produtos Turísticos, Enoturismo, Experiência das Governanças Locais (público e privada) e Concessão de Equipamentos Públicos em Unidades de Conservação.

“Essa missão tem como objetivo apresentar soluções que possam ser replicadas nos territórios do Rio de Janeiro. Essa integração é de suma importância para a implementação de ações em rede no nosso estado”, diz Erica Bittencourt, analista do Sebrae Rio.

O programa conta com a participação do setor público, privado e do terceiro setor. Na missão de Gramado, Canela e Bento Gonçalves estão presentes representantes dos municípios de Rio Claro, Vassouras, Valença, Itatiaia, Quatis, Resende, Volta Redonda, Barra do Pirai, Três Rios, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontim, Paraíba do Sul, Sapucaia e Areal, além das Instâncias de Governança Regional (IGR) das Agulhas Negras e Caminhos Coloniais, ADR – Agência de Desenvolvimento Regional do Médio Paraíba e Grupo Lider Centro-Sul.

-

Sobre o programa Território Empreendedor

O programa consiste em três etapas:

Fase 1 – Nosso Território: Por meio de levantamento de dados tornar possível conhecer o território, indicadores e informações claras, permitindo formar uma base de análise e um entendimento da dinâmica de desenvolvimento do território.

Fase 2 – Dimensão, Conexão e Horizontes: O objetivo é mobilizar as lideranças formando uma governança coesa do território, capaz de visionar e definir uma agenda de desenvolvimento compartilhada. Essa dimensão é de fundamental importância para construção de fortalecimento da governança do território.

Fase 3 – Transformação: A partir da Agenda de Desenvolvimento elaborada pelas lideranças locais, o objetivo é definir quais setores ou eixos serão priorizados para atuação no curto prazo de 12 meses. Também iniciar essa implementação, coordenada pela governança local e conectar a estratégia do território com novos parceiros.

-

  • agricultura
  • centro-sul
  • Médio Paraíba
  • Programa LIDER
  • Território Empreendedor
  • turismo