Um dos países com maior potencial para impulsionar o seu crescimento econômico sustentável com base na Bioeconomia, já que detém aproximadamente 20% da biodiversidade mundial – a maior do mundo – é o Brasil. Trazer o tema e soluções sustentáveis em palestras, workshops e parcerias internacionais, esse é o objetivo da 11ª edição do Green Rio/Green Latin America, que vai acontecer na Marina da Glória, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, da Fecomércio e do Sebrae.
O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros com maior vocação marítima, sendo responsável por 23% de participação na economia do mar brasileira e conta com 25 municípios litorâneos. Como vetor de desenvolvimento, o Rio de Janeiro é o terceiro estado da federação com maior extensão costeira (600km), sendo que grande parte se encontra em sua região metropolitana na qual se localiza um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Rio de Janeiro.
Durante o Green Rio, que é gratuito, o Sebrae Rio terá um estande com 13 boxes e cinco espaços reservados para startups que atuam com Bioeconomia. Os demais vão apresentar soluções de como a instituição vem atuando pelo Estado do Rio, além de workshop em formato de pitch e equipe de atendimentos para tirar dúvidas de quem empreende ou pretende empreender serão realizados nos dias de evento.
“Pelos inúmeros ativos do mar, o Sebrae vem focando projetos nas praias do Rio de Janeiro, nas colônias de pescadores, restaurantes e esportes nos municípios ao redor da Baía de Guanabara. O empreendedor azul procura soluções à sociedade, que sejam sustentáveis e economicamente viáveis a economia local, sem impactar os recursos naturais. Essa edição do Green Rio é mais uma possibilidade de aprendermos sobre as melhores práticas aplicadas no mundo”, comenta Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
O fomento ao empreendedorismo azul contribui para gerar emprego e renda; desenvolver a economia, a sociedade e o meio ambiente; fazer o território marítimo progredir de forma convergente, competitiva e sustentável. A economia do mar movimenta muitas atividades tradicionais e emergentes, que podem ser ligadas ao mar de forma direta ou indireta, como: turismo; economia da praia; construção, reparação naval e náutica; pesca e aquicultura; defesa e segurança; e energia.
“É uma honra ter o Sebrae participando do evento desde o início, em 2012, sempre promovendo as pequenas e médias empresas como agentes transformadores no cenário da sustentabilidade. A cada edição, o Green Rio vem se firmando como a plataforma de encontros estratégicos, propostas inovadoras e formalizações de parcerias e é o que vai acontecer no estande do Sebrae, destacando o Empreendedorismo do Mar. Tenho certeza de que surgirão muitas oportunidades de negócios voltados à economia azul, um dos temais principais do Green Rio”, diz Maria Beatriz Bley Costa, coordenadora do Green Rio.
Para começar a divulgar mais sobre o assunto, o Sebrae Rio elaborou um boletim de tendências sobre o perfil do empreendedor azul – https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/produtos/A-Economia-do-Mar-e-o-Empreendedor-Azul. Atualmente, o Sebrae Rio conta com projetos em andamento nas seguintes regiões: Niterói (Mercado São Pedro e Praia de Jurujuba), na capital (Marina da Glória, Praia do Flamengo e Paquetá), Duque de Caxias (Praia de Mauá e Manguezal de Guapimirim) e Ilha do Governador (praia de São Bento, Freguesia, Praia da Rosa e Praia da Ribeira).
!important;">-