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Sebrae Rio explica como criar jornada para o consumidor

Pequenos negócios precisam aprender como resolver problemas
Por Redação
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Nos últimos dois anos, muitas empresas entraram no e-commerce para garantir a sobrevivência do seu negócio. Com a pandemia, o consumidor mudou hábitos e quem empreende precisa ter em mente como construir a jornada do consumidor. Para apoiar os donos de pequenos negócios, o Sebrae Rio desenvolveu o site de Inteligência de Mercado (https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/home) com essas e outras soluções para quem empreende.

“O empresariado precisa entender o valor da sua marca e entender o lugar da sua empresa. Hoje, o cliente quer que a empresa resolva seus problemas e essa experiência é fundamental para que ele seja fiel à sua marca. Disponibilizar o seu negócio no meio on-line traz uma série de vantagens. A qualquer hora, em qualquer lugar, alguém pode estar adquirindo seus produtos e serviços. É preciso considerar que a jornada de compra é híbrida e fluida entre o digital e o físico. Nesse sentido, é importante garantir uma experiência agradável e sem atrito nos dois ambientes”, garante Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.

Revise o omnichannel e escolha os canais certos para o seu negócio

Os esforços pela “onipresença” em todos os canais e redes sociais, não se aplica a todos os negócios. É importante que as empresas entendam que é preciso estar presente nos canais onde seus consumidores estão.

Varejo Figital

Os consumidores que aprenderam a comprar pela internet não vão abandonar a comodidade de fazer pesquisas on-line, de comparar rapidamente os preços, mas também não vão desistir de visitar as lojas físicas.

Comércio Social

O Comércio Social, está oferecendo ainda mais dinamismo aos negócios. Através de plataformas, redes sociais e aplicativos, os consumidores exploram produtos e efetivam compras, numa jornada mais envolvente e interessante, que muitas vezes são feitas diretamente nas redes sociais e em outras iniciam nas redes e vão para uma loja virtual.

“O empreendedor precisa oferecer suporte para o consumidor. Essa jornada é muito importante. Respostas rápidas e em um breve período são determinantes para a conclusão da compra. As redes sociais de uma empresa precisam ter uma comunicação clara e eficiente, além de uma boa proposta de valor”, orienta Margareth.

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