ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio levou 34 startups para participarem do Web Summit

Plataforma voltada para base tecnológica é lançada no evento
Por Redação
ASN RJ
Compartilhe

O Sebrae Rio levou 34 startups do Estado do Rio para participar do Web Summit Rio. No último dia de evento, recepcionou 25 startups portuguesas gerando intercâmbio entre empreendedores. Ao longo dos quatro dias, o estande Sebrae realizou palestras, pitch entre empresas, rodada de negócios e networking foram estabelecidos. No espaço, também houve lançamento da plataforma Sebrae Startups, que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de negócios de base tecnológica no país.

A ideia é apoiar todas as etapas do desenvolvimento de uma empresa, desde o surgimento do conceito, passando por operação e tração, antes que o empreendimento se torne scale-up, e conseguir nacionalizar projetos regionais com ajuda de parceiros públicos e privados. A expectativa é atender cerca de 10 mil startups no Brasil neste ano.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a meta é audaciosa, porém coerente com o protagonismo que a entidade já possui no setor.

“O Sebrae é, historicamente, um dos grandes fomentadores do ecossistema brasileiro de inovação. Esta plataforma chega para reunir todas as nossas iniciativas para as startups. Temos uma capilaridade no país como nenhuma outra entidade, então há muito para contribuir. O empreendedorismo, em especial na área da inovação, é fundamental para o desenvolvimento do país no médio e longo prazo”.

A Reciclotron, do empresário Eric Fernandes, foi criada para resolver o problema da reciclagem do lixo eletrônico e de outros materiais.

“A sustentabilidade sempre foi um ponto na minha vida. Quando tirei da minha casa mais de 500 kg de papel e vi o lixo ser descartado de qualquer forma. Percebi que precisa integrar, de forma inteligente, quem quer reciclar com quem recicla. Desde o início da nossa startup, o Sebrae é nosso parceiro. Já participamos de diversos eventos como Green Rio, Web Summit, Rio Innovation. Temos o compromisso de fazer o melhor e aplicar na prática tudo que aprendemos em vários programas do Sebrae como Startup Win, Tração, Impacta. Se não tivéssemos participado desses programas não teríamos o profissionalismo, a confiança de apresentar nosso portfólio”.

Em 2022, quase 40% das startups foram atendidas pelo Sebrae. Somente em 2023, o Sebrae pretende investir R$ 312 milhões no ecossistema, ao acelerar negócios, disponibilizar tecnologias para empresas de todos os setores e fomentar ambientes de inovação pelo país.

Marta Nogueira, CEO da MediCop, conta que a startup dela nasceu com um propósito de trazer uma gestão mais eficiente e indicadores para área da medicina e segurança ocupacional.

“A inovação é muito importante para trazer sustentabilidade e aceleração em cada atividade. As soluções que o Sebrae oferece, é um divisor de águas. Essa oportunidade nos permite acelerar e crescer. Estou muito feliz por participar de um evento como o Web Summit e que não teríamos condições de participar”.

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, reforça a importância do Rio de Janeiro receber um evento importante como Web Summit e as vantagens de atrair grandes eventos e oportunidades.

“O Estado volta a ser um hub de inovação, trazendo empresas do mundo inteiro, para expor soluções, trocar ideias, apresentar possibilidades para startups, além de mostrar caminhos para quem deseja empreender. Desde o anúncio da vinda do Web Summit, o ecossistema está muito entusiasmado. O Sebrae vem se reposicionado com cada vez mais projetos de desenvolvimento de startups olhando para quem quer empreender e para quem já empreende, trazendo oportunidades. Ano passado, levamos 10 startups para a missão Lisboa. Hoje, trouxemos 34 startups pensando em dar oportunidade de fazer conexões, novos negócios e estimular o empreendedorismo”.

Uma das empresas da edição Web Summit Lisboa foi a RFID Brasil, da empresária Glaucia Gomes. Ela também expôs suas soluções na edição Rio.

“Participei de um pitch day e fomos selecionados para o Web Summit Portugal. Passamos por um treinamento, de pitch e mentoria para chegarmos preparados. Chegando lá, me deparei com uma realidade diferente. Lá, o ambiente é mais para difusão de conhecimentos e tendências. Aqui, as pessoas estão atrás de conhecimento, mas também para fazer negócios. Por conta da participação na edição portuguesa tivemos um crescimento de 178%. Esse resultado não é apenas pela nossa qualidade, mas todo o preparatório que recebemos do Sebrae”.

O Web Summit Rio tem apoio da Invest.Rio | Prefeitura do Rio de Janeiro, do Senac RJ e do Sebrae.

  • Portugal
  • Sebrae Startups
  • startups
  • Web Summit Rio