ASN RJ
Compartilhe

Sebrae Rio reúne grupo de empresários no Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Empresas recebem capacitações para exportar
Por Sebrae Rio
ASN RJ
Compartilhe

Para mapear as principais demandas, construir estratégias e iniciativas que possam acelerar ainda mais a inserção dos pequenos negócios no mercado internacional nos próximos anos, empresários dos setores de moda, tecnologia, alimentos e bebidas participaram da oficina “Etapa da construção do programa de negócios internacionais”, no Rio de Janeiro. O evento ocorreu em comemoração ao Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, instituído pela ONU.

-

Veranice Pacheco, dona da empresa de moda feminina Joane, explica como o Proglobal foi um divisor de águas:

-Eu era MEI e a partir da capacitação aplicada pelo Sebrae Rio consegui participar de projetos no exterior, como a Colômbia Moda, a Coltres de Nova Iorque e conseguimos representação em Showroom em Milão e uma pop-up em Paris. Após participar dessas capacitações, pude enxergar uma margem de crescimento da minha empresa e entendo que a exportação é uma realidade.

Para a sócia-fundadora da empresa de base tecnológica Nova Geia, Ana Carolina Viola, ao participar da primeira edição Prointer Bio&Tech apesar dos desafios o apoio do Sebrae contribui nas transações comerciais:

-Começamos fornecendo insumo farmacêutico e foi fundamental participar do programa, pois tivemos consultoria para poder fazer a precificação da transferência de tecnologia. O Sebrae ofereceu advogado especializado em negociações internacionais para tratar da questão com empresas americanas e chinesas, o que foi muito importante para a gente, em todo o processo – explica

  • comércio exterior
  • Empreendedorismo
  • negócios internacionais