O maior seminário de empreendedorismo do mundo, o Empretec, traz inovações para o setor do Agronegócio e a Região Norte Fluminense é a primeira a receber a novidade. O seminário personalizado, Empretec Rural, teve início nesta segunda-feira, dia 22, em Campos, com turma cheia: 21 produtores rurais participantes. O seminário, que tem chancela da ONU (Organização das Nações Unidas) e é realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos, tem como objetivo aprimorar as características pessoais empreendedoras dos participantes.
Com o Empretec Rural, empresários rurais, técnicos de ciências agrárias, comerciantes do ramo do agronegócio e demais atuantes no setor terão condições de gerir melhor seus negócios no campo e implementar novas atividades em suas propriedades rurais. O seminário é intensivo e tem duração de seis dias.
“Estamos muito animados com o Empretec Rural. O foco estratégico tem sido no fortalecimento dos setores produtivos locais, de maneira diversificada. A maior parte da Região Norte Fluminense é tomada pelo agronegócio. Há uma potencialidade muito grande. Temos aqui os maiores produtores de soja, de gado, de cana-de-açúcar, de coco, de mandioca, de maracujá e de abacaxi no estado do Rio de Janeiro.”, comentou Guilherme Reche, coordenador do Sebrae Rio na Região Norte Fluminense, acrescentando que parcerias foram importantes para o pioneirismo do projeto.
“A aposta na primeira turma do Empretec Rural só foi possível por termos acertado nas parcerias com o Sicoob e com o Sindicato Rural e também tivemos apoio das secretarias de Agricultura de Campos e de São Francisco do Itabapoana. A intenção é ampliar a visão de oportunidades e transformar os produtores locais em grandes empresários do agronegócio, gerando assim mais renda, emprego, crescimento e desenvolvimento em todas essas propriedades da região”, assegurou Reche.
Charles Medina Faria, diretor administrativo do Sicoob Fluminense, falou sobre a importância da capacitação. “Sabemos do valor desse seguimento para o desenvolvimento local e do país, por isso não pensamos duas vezes em patrocinar o primeiro Empretec Rural do Estado do Rio de Janeiro, visto a grande capacitação e formação que o programa irá proporcionar para esses produtores”, afirmou.
O Sindicato Rural de Campos comentou que há grandes expectativas pós- seminário. “Esperamos que o Empretec Rural gere conhecimento e capacitação de nossos produtores para que tenhamos produções mais eficientes e cada vez mais lucrativas”, disse Ronaldo Bartholomeu, presidente do Sindicato Rural de Campos.