Cerca de 150 empresários do ramo de Alimentação e Bebidas estiveram na tarde desta terça-feira, dia 29, no evento voltado ao setor, que aconteceu na sede do Sebrae Rio, no centro do Rio. O objetivo da instituição é oferecer às micro e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio/serviço e agroindústria, nos segmentos de alimentação, a oportunidade de alavancarem as vendas e fazer novos negócios, além de gerar oportunidades, promover o crescimento, estimular a inovação e levar conhecimento.
“A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do País: representa 10,6% do PIB brasileiro e gera mais de um milhão e meio de empregos formais e diretos. O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo. Levando os alimentos produzidos aqui para 190 países. É um setor que produz com qualidade, segurança, sustentabilidade, e que investe, constantemente, em inovação e tecnologia para atender ao crescimento da população mundial e aos diversos estilos de vida”, afirmou o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
O Sebrae levou para o evento, que é gratuito, tendências do setor e uma delas é a capacidade dentro do próprio Estado do Rio de alavancar a cadeia produtiva, em sua maioria constituída de micro e pequenas empresas. Estiveram no evento proprietários de padarias, restaurantes, bares, lanchonetes, minimercados, cervejarias artesanais, sorveterias, cafeterias, produção agroindustrial e produtores rurais.
“Essa troca de experiências com outros empreendedores agrega valor ao nosso empreendimento, porque a gente abre a cabeça. Abre, como consequência, um leque de oportunidades. Um evento como esse nos permite vislumbrar a empresa de outra forma, ver de outros ângulos e isso permite que a gente cresça”, disse a empreendedora Mariângela Leal, que tem uma confeitaria artesanal.