O Sebrae Rio realiza consultoria junto à Prefeitura de Angra dos Reis, voltado para implementar políticas públicas diferenciadas para quem é MEI. Ao longo de três meses, a instituição apontou quais direcionamentos o município pode seguir para desburocratizar e facilitar o processo de inclusão do microempreendedor individual em licitações.
“Essa é uma iniciativa que melhora o ambiente de negócios no município. É preciso criar condições para que essas resoluções sejam amplamente difundidas e levadas à prática o mais rapidamente possível, em benefício dos microempreendedores individuais. O Sebrae, com sua capacidade técnica e capilaridade territorial, contribui para que isso aconteça”, reforça Tuane Rodrigues, coordenadora do Sebrae Rio na Costa Verde.
Ações já realizadas:
– Dispensar o MEI da consulta de viabilidade locacional;
– Melhorar ou implementar meio de comunicação com o MEI (site, sala do empreendedor, redes sociais), para troca de informações e dúvidas;
– Campanha de fomento à adimplência (Campanha Prefeitura Parceira do MEI);
– Realizar ou fomentar eventos de rodadas de negócios entre os MEIs locais e os próprios empresários locais;
– Promoção de eventos específicos para o MEI ou e estímulo à sua participação em eventos promovidos por parceiros (cursos, oficinas, workshop, etc.)
Em andamento:
– Implantação na Sala do Empreendedor de uma rotina para cadastro de novos fornecedores;
– Disponibilização de manual para emissão de Nfe para o MEI no momento do cadastro.