Empreender exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. O planejamento é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios. Pensando em estratégias para melhorar a capacidade da empresa, levantamento do Sebrae mostra que 40% das empresas do Rio de Janeiro inovaram em melhorias nos últimos meses.
Os investimentos realizados no período foram a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos e softwares; melhorias nas instalações; ampliação de espaço físico; treinamento de sócios e empregados.
“O empresariado passou a entender que o investimento em pessoal, programas e equipamentos pode virar um diferencial para o seu negócio e que precisam de investimentos para manter e atrair clientes”, comenta Glauco Nunes, coordenador de Mercado do Sebrae Rio.
Em contrapartida, 60% dos pequenos negócios do estado não realizaram qualquer novo investimento. Com esse panorama apresentado na pesquisa, 52% seguem com dificuldades para manter o seu negócio, 21% aproveitaram as mudanças implementadas para melhorias na empresa, 19% estão otimistas com as oportunidades que estão surgindo e 8% acreditam que o pior já passou.